APRESENTAÇÃO

        Este é o primeiro número da revista Educação on-line - Revista do Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio. Com ele, pretende-se comemorar uma data particularmente importante para nós: os 40 anos da Pós-Graduação em Educação no Brasil. Em caráter pioneiro, o Departamento de Educação da PUC-Rio criava, em 1966, o primeiro Mestrado em Educação do país.
        A revista tem como objetivo divulgar a produção acadêmica sobre educação, propiciando a troca e o debate sobre as principais questões e temas focalizados em nosso programa.
        Neste número, a revista apresenta uma síntese da produção Acadêmica dos professores e pesquisadores, que reflete duas das principais características do Programa: a heterogeneidade dos objetos pesquisados no campo educacional e a pluralidade teórico-metodológica que orienta as investigações das equipes de pesquisa.
        Sua publicação será semestral e, a partir do segundo número, esperamos contar com a colaboração dos Programas de Pós-Graduação em Educação de todo o Brasil.
        Nesse sentido, os inúmeros ex-alunos que hoje participam do sistema de ensino superior nas Universidades brasileiras estão, desde já, convocados a nos enviar as suas valiosas contribuições.


Alicia Bonamino
Coordenação de Pós-Graduação em Educação
PUC-Rio