Número 5, 08 de Setembro de 2005


Robô Ciclone da PUC-Rio é o grande vencedor da Guerra de Robôs sobre o Gelo (Winter Challenge)


Campeão em 2004 da tradicional competição Guerra de Robôs, o Ciclone, desenvolvido pela equipe RioBotz - formada por alunos de Engenharia de Controle e Automação da PUC-Rio e a única a representar o Estado - foi também o grande vencedor de uma nova versão da Guerra: um duelo sobre o gelo. O campeonato foi realizado em julho passado, em Campos do Jordão, SP, e envolveu 20 equipes, provenientes de conceituadas universidades brasileiras.
Ao parabenizar os responsáveis pelo evento por sua excelente organização, o coordenador da RioBotz, professor Marco Antonio Meggiolaro, ressaltou o gigantesco salto de qualidade no nível da competição. O coordenador conta que a disputa foi apelidada, carinhosamente, de Guerra dos Ciclones, denominação atribuída ao fato de que várias equipes projetaram seus robôs com armas giratórias usando o mesmo princípio do modelo campeão e já consagrado da nossa universidade.
Segundo o professor, o Ciclone foi o robô que mais rounds teve que enfrentar, sendo os últimos 4 em seqüência, o que exigiu da RioBotz uma incrível rapidez de atuação, onde as trocas de bateria eram feitas no próprio gelo:
- O embate final, em dois rounds, se deu entre o Ciclone e o robô Vingador, da equipe Uai!rrior (Unifei/Itajubá), um dos mais importantes adversários da PUC, em todas as competições, relata Meggiolaro.
Estamos orgulhosos da equipe RioBotz, que pode ser vista na foto ao lado com o Ciclone e com o troféu, e damos a todos os parabéns.
Algumas informações interessantes sobre guerras de robôs foram repassadas pelo Prof. Meggiolaro, leia mais abaixo neste boletim.

EMA - Escritório Modelo de Advocacia


Uma parceria entre o Departamento de Ciências Jurídicas e a equipe do Maxwell, com apoio das Vice-Reitorias Acadêmica e Administrativa, incorporou um novo módulo ao Maxwell. Ele está sendo desenvolvido para apoiar, de forma automatizada, as atividades do Núcleo de Prática Jurídica (Escritório Modelo de Advocacia). Ainda que utilize a infraestrutura do Maxwell e grande parte de suas funções, um novo ambiente especializado foi criado, tendo em vista a especificidade das atividades do EMA. O segundo semestre foi iniciado com o módulo já em produção, enquanto o restante do módulo é desenvolvido.
Além da automatização das atividades, o módulo permitirá a emissão de vários relatórios, alguns voltados para a documentação referente à filantropia.

Teses e dissertações indexadas em mais uma base internacional


As teses e dissertações da PUC-Rio e da UNICAP, como as das demais instituições membros da NDLTD - Networked Digital Library of Theses and Dissertations, foram indexadas em texto completo pela Scirus (http://www.scirus.com/). A Scirus é uma base de indexação, em texto completo, de material científico pertencente à editora Elsevier, em Amsterdam. Os trabalhos que estão sob sigilo, por determinação de seus autores, tiveram somente os seus metadados indexados.
O número de teses e dissertações passou de 1.800!!

A Guerra de Robôs e o Robô Ciclone


O objetivo das guerras de robôs é desenvolver e aplicar conhecimentos em engenharia mecânica, elétrica e de computação para criar gladiadores robóticos teleoperados de até 55kg, utilizados em duelos envolvendo um grande espetáculo visual em uma arena segura. Os robôs são projetados exclusivamente para a competição, não possuem o objetivo e nem a capacidade de serem utilizados em guerras reais; muito pelo contrário, os conhecimentos adquiridos nesses robôs já permitem que sejam desenvolvidos projetos como cadeiras de rodas automáticas de baixo custo para deficientes.
O Ciclone é um robô de quatro rodas, que são acionadas por motores de furadeiras elétricas adaptadas, muito potentes e leves. Para neutralizar os adversários, sua arma é uma lâmina de aço de alta resistência de 8kg e 1 metro de comprimento, que gira em alta velocidade para gerar impactos de várias toneladas, a mais de 200km/h.

A Guerra de Robôs no Mundo


As guerras de robôs já são consagradas em todo o mundo, sendo consideradas até mesmo como um esporte. Elas atraem participantes de todos os tipos, pois todos são potenciais pilotos dos robôs, desde crianças até cientistas da NASA.
As guerras contam com diversas ligas, com algumas transmitidas pela TV em horário nobre, como os programas BattleBots e Robot Wars. Dentre as emissoras internacionais que realizam a cobertura destes eventos, destacam-se CNN, Discovery, BBC, ABC, CBS, FOX, MTV, Nickelodeon, The History Channel, dentre outras. No Brasil, a única liga é a Guerra de Robôs (http://www.guerraderobos.com.br), que conta com competições nacionais anuais envolvendo universidades.

Novidades em gotas


* Foi disponibilizado o primeiro fascículo da Em Debate, revista do Departamento de Serviço Social.
* Os projetos finais de Engenharia Mecânica estão sendo incluídos.
* O primeiro livro on-line será disponibilizado em setembro. O autor é o Prof. Marcos Azevedo da Silveira e o título é A formação do engenheiro inovador. O livro versa sobre educação em engenharia, área de trabalho do professor há alguns anos.
* O primeiro fascículo da Revista de Pós-Graduação do Departamento de Educação deverá ser disponibilizado em outubro.

Para enviar notícias para este boletim, por favor, clique aqui.

Gostaria de divulgar eventos em sua área? Clique aqui.

Para cancelar a assinatura deste Boletim, por favor, clique aqui.