Número 4, 09 de Maio de 2005


Boletim da Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Civil


O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, que recebeu nota 7 na última avaliação da CAPES, decidiu utilizar a facilidade de envio e publicação de boletins 'online' que o Maxwell oferece. A partir de maio de 2005, passará a ser enviado à comunidade de ex-alunos da pós-graduação em Civil um Boletim do programa. O seu lançamento faz parte das atividades de comemoração dos 40 anos do programa, o que acontece este ano. Ele trará notícias do programa, de seus ex-alunos, das sociedades da área, de convênios, etc. Após o seu envio por mala direta eletrônica, o Boletim será publicado e ficará aberto ao público no ambiente de periódicos 'online' do Maxwell. Visite o ambiente e leia o Boletim.

PIUES e suas atividades


O Programa de Integração Universidade, Escola e Sociedade (PIUES), que foi apresentado aos nossos leitores no fascículo 1 do Boletim do Maxwell, desenvolve uma série de atividades buscando integrar os segmentos docente e discente da Universidade, e das escolas de Ensino Médio. Ele, também, articula iniciativas que visam atender aos anseios sociais e à matriz católica da PUC, sob uma perspectiva de empreendedorismo social. Destacam-se nessa área a participação em cursos pré-vestibulares e pré-técnicos comunitários em parceria com o NEAD Raízes Comunitárias, como o de Nova Canaã e o da Cidade de Deus, e a recepção de alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares para práticas laboratoriais de Física e Química, e noções de Educação Ambiental. No que diz respeito à atuação na nossa universidade, participa na disciplina de Introdução à Engenharia, obrigatória no currículo do Ciclo Básico do CTC, tendo por objeto de estudo o ecossistema da Lagoa Rodrigo de Freitas. Representante da PUC-Rio em diversos eventos, o PIUES esteve na última Feira da Providência (2004). No último PUC por Um Dia, recebeu mais de 350 pessoas em seu laboratório, onde foram oferecidas, além das práticas em ciências, exposições sobre Educação Ambiental, Arte Cinética e Objetos Didáticos para o Estudo do Movimento do Corpo Humano. No que se refere à Matemática, ela e o mundo dos computadores são explorados através do programa Cabri Geometre II, utilizado nas aulas do PIUES. Atualmente, o PIUES transcendeu o CTC - Centro de Ciências Sociais, visto que colaboram alunos das Engenharias, de Matemática, de Física, de Direito e de Relações Internacionais; estes dois últimos cursos são do CCS - Centro de Ciências Sociais.

As 5 ETDs mais visitadas de 2005 foram visitadas mais de 1.000 vezes cada!


As 5 ETDs (Teses e Dissertações Eletrônicas) mais visitadas no ano de 2005 (até o dia 30 de abril) foram vistadas, cada uma, mais de 1.000 vezes. Veja a seguir:

* Infâncias na creche: corpo e memória nas práticas e nos discursos da educação infantil - um estudo de caso em Belo Horizonte
Autor: José Alfredo de Bortoli
Orientadora: Sônia Kramer
Esta tese de Educação foi visitada 1.574 vezes a partir de 11 países

* Peripécias do moderno em Latino América: diálogos entre Brasil e Argentina, anos 1920-1940
Autora: Mariana Puga
Orientador: Antônio Edmilson Martins Rodrigues
Co-orientador: João Masao Kamita
Esta tese de História foi visitada 1.418 vezes a partir de 24 países

* Infância, linguagem e letramento: educação infantil na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro
Autora: Patrícia Corsino
Orientadora: Sônia Kramer
Esta tese de Educação foi visitada 1.369 vezes a partir de 9 países

* O sabor moderno da Europa ao Rio de Janeiro na República Velha
Autor: Enrique Rentería Guerrero
Orientador: Antônio Edmilson Martins Rodrigues
Esta tese de História foi visitada 1.173 vezes a partir de 11 países

* Infância, linguagem e letramento: educação infantil na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro
Autora: Leda Marina da Silva
Orientadora: Sônia Kramer
Esta dissertação de Educação foi visitada 1.040 vezes a partir de 10 países

Visite as estatísicas, tanto de produção quanto de acesso, e veja os materiais que a PUC-Rio e a UNICAP produzem, e como eles são conhecidos internacionalmente.

Estatísticas de acesso aos periódicos 'online'


Em abril, foram disponibilizadas 2 estatísticas de acessos aos periódicos 'online'; elas são as primeiras de uma série que será desenvolvida ao longo dos meses. Os dados de acesso começaram a ser coletados em 01 de junho de 2004. Ainda que não tenha se completado 1 ano com dados. Os resultados são animadores.

* Boletim SOCED - foi lançado na segunda quinzena de março e, até 30 de abril, teve 1.010 acessos de 6 países.
* Revista escrita - ainda que lançada em junho de 2003, até abril de 2005 tinha só um fascículo. Os acessos, até 30 de abril, foram 3.021 para o primeiro fascículo e 68 para o segundo, respectivamente, de 23 e 3 países.

Ambos os periódicos são escritos, integralmente, em português. O Boletim SOCED é do Departamento de Educação e a Revista escrita do de Letras.

Novidades em gotas


* O primeiro fascículo da Em Debate, revista do Departamento de Serviço Social, deverá ser disponibilizado em maio.
* Está em fase de preparação a Revista Eletrônica do Departamento de Direito.
* Quando essas duas revistas forem disponibilizadas, serão duas do CTCH - Centro de Teologia e Ciências Humanas e duas do CCS - Centro de Ciências Sociais.
* Dispomos de um ambiente para divulgação de eventos - congressos, simpósios, conferências, etc que tenham sites na Internet. Se você quiser divulgar eventos em sua área, envie a informação para o email localizado no rodapé.
* O Departamento de Direito está incluindo mais turmas no rol das que usam o Maxwell, inclusive o Núcleo de Prática Jurídica (EMA - Escritório Modelo de Advocacia) que terá um ambiente próprio.
* O Instituto de Relações Internacionais será mais um usuário do Maxwell para apoio às disciplinas tradicionais.

Para enviar notícias para este boletim, por favor, clique aqui.

Gostaria de divulgar eventos em sua área? Clique aqui.

Para cancelar a assinatura deste Boletim, por favor, clique aqui.