Número 1, 05 de Maio de 2005


Editorial


Nos anos 1960 foram criados os primeiros cursos de pós-graduação em Engenharia no Brasil, dando início a uma história de sucesso que se tornou um marco fundamental no desenvolvimento tecnológico brasileiro. É desta época a criação do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em Engenharia Civil do país com a abertura do curso de Mestrado na PUC-Rio, em 1965. Nestes quarenta anos, que agora estamos completando, passaram pelo Departamento mais de 600 alunos, egressos dos cursos de Mestrado e de Doutorado. Temos observado, com satisfação, em diversos encontros e oportunidades, que os "filhos da PUC" formam uma grande comunidade que mant&ecuate;m elos permanentes entre si e com o Departamento, inclusive com o desenvolvimento conjunto de diversos projetos de pesquisa envolvendo ex-alunos e professores. Com o objetivo de reforçar estes laços é que decidimos criar este Boletim da Pós-Graduação que hoje está sendo distribuído para aproximadamente 350 ex-alunos em sua tiragem inicial. Restabelecer contatos e incentivar o diálogo com nossos antigos alunos, divulgar as atividades atuais do DEC e tornar este espaço disponível para manifestação de nossa comunidade é o propósito ambicioso deste boletim que, sem qualquer dúvida, somente terá sucesso com a participação de todos. Colabore.

Eventos


Os seminários semanais do programa de pós-graduação foram inaugurados em 10 de março de 2005 com palestra do prof. Vahan Agopyan (foto), diretor da Escola Politécnica da USP e coordenador das Engenharias I da Capes. O tema da palestra foi sobre a pós-graduação em engenharia civil no Brasil e os critérios adotados pela comissão da área de Engenharias I na avaliação trianual dos programas de pós-graduação.

O Setor de Geotecnia promoveu de 24 a 28 de janeiro de 2005 a 1ª Escola de Verão em Geotecnia da PUC-Rio. O evento contou com a participação de 31 estudantes de diferentes universidades do país, que tiveram oportunidade de conhecer os laboratórios do DEC e de assistir a várias palestras na área da engenharia geotécnica, proferidas por professores da PUC-Rio, ex-alunos do programa de pós-graduação e pesquisadores convidados.

A ASCE - American Society of Civil Engineers e a ABENC - Associação Brasileira de Engenheiros Civis assinaram em 18 de março de 2005, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, um acordo de cooperação visando fortalecer os princípios de ética na prática da engenharia. Como organizações patrocinadoras deste acordo estão a FEBRAE - Federação Brasileira de Engenheiros e a UPADI - União Pan Americana de Associações de Engenheiros. A PUC-Rio, através do Departamento de Engenharia Civil, também participou como instituição aderente, aceitando cooperar no fortalecimento de currículo que inclua princípios de prática ética da engenharia civil.

611 Dissertações e 90 Teses


Até o mês de abril de 2005, foram defendidas 611 dissertações de Mestrado (337 em Estruturas e 274 em Geotecnia) e 90 teses de Doutorado (52 em Estruturas e 38 em Geotecnia). Uma importante característica que se observa deste total de titulações é que apenas 1/3 delas foram concedidas a engenheiros provenientes do Estado do Rio de Janeiro, com a grande maioria (2/3 das titulações) atribuída a engenheiros civis, engenheiros de minas e geólogos provenientes das várias regiões do Brasil e de países da América Latina (Cuba, Costa Rica, Colômbia, Argentina, Paraguai, Guatemala, Equador, Bolívia). Esta diversidade de procedências confirma a vocação e reconhecimento nacional / internacional do programa de pós-graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio. Teses e dissertações defendidas a partir de 1997 podem ser consultadas, em sua versão digital, através do endereço www.maxwell.vrac.puc-rio.br.

Projetos Conjuntos


Professores do programa de pós-graduação mantém vários projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos com diversos instituições nacionais (USP, UFPR, UENF, UFPA, UnB, Coppe/UFRJ, UFG, UFPB, IME, UFAL, UFMG, UFV) e do Exterior. Dentre estes citam-se os 2 projetos do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (CNPq/PRONEX, PRONEX-Rio), 3 projetos desenvolvidos no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Capes/PROCAD), 4 projetos dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/PADCT) e 1 projeto no âmbito da Colaboração Interamericana em Materiais (CNPq/CIAM), com a colaboração da Princeton University.

Notícias dos Ex-Alunos:
Andréa Sell Dyminski - Geotecnia, Mestrado 1994, Doutorado 2000


Era março de 1992, desembarcava na rodoviária com a alma repleta de emoções conflitantes: curiosidade, medo, alegria e a expectativa do que me esperava nesta terra quente, bastante diferente da minha Curitiba. Mas estava com muita vontade de iniciar o mestrado na PUC-Rio. Com o passar dos meses, fui conhecendo meus professores e colegas, que foram se transformando em grandes amigos. Meus colegas eram das mais diversas partes do Brasil - Pará, Pernambuco, Ceará, Goiás, Minas, Rio Grande do Sul. E ainda tinham os internacionais, como os peruanos, bolivianos, costarriquenhos. Era uma mistura de sotaques incrível. A "favelinha" no sexto andar mais parecia um mostruário da diversidade cultural do nosso país e da América Latina. Recordo experiências ótimas, como as magníficas aulas de campo de Geologia do prof. Franklin e a vez em que subimos o Morro da Formiga para ver a instrumentação geotécnica dos taludes, acompanhados de um "olheiro" local, para que ninguém levasse bala. Cada professor tinha suas características únicas e demonstrava seu conhecimento de maneira peculiar. Uns mais falantes, outros mais quietos, mas todos especiais. Terminado o Mestrado em agosto de 1994, iniciei em seguida o doutorado onde descobri duas novas paixões: o Eduardo, então aluno de doutorado do Departamento de Engenharia Elétrica, e a aplicação de redes neurais a problemas geotécnicos, tema de minha tese de doutorado e da linha de pesquisa que desenvolvo no programa de pós-graduação em Métodos Numéricos em Engenharia da UFPR. Hoje, tudo o que passei na PUC e no Rio de Janeiro volta e meia retorna ao meu pensamento. E às vezes, sou eu quem retorna à PUC. Temos projetos de pesquisa conjuntos (UFPR - PUC) sobre o comportamento estrutural e geotécnico de dutos e taludes, dentro do programa Capes/ PROCAD. Como planos para o futuro próximo, um outro desembarque e novas expectativas, desta vez acompanhada do marido e de duas filhas. Desde o início de abril estou na UBC - University of British Columbia, em Vancouver, Canadá, onde deverei ficar por um ano. Espero que esta nova experiência seja tão produtiva, feliz e interessante quanto à que tive como aluna de pós-graduação do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio.

Notícias dos Ex-Alunos:
Adeildo Soares Ramos Júnior - Estruturas, Mestrado 1988, Doutorado 1997


Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), turma de 1984. Nasci em Recife-PE mas me criei em Maceió-AL. Durante o período da graduação, tomei a decisão de fazer mestrado em Estruturas na área de métodos numéricos. Vim para a PUC-Rio em 1985 e terminei o mestrado em 1987, sob a orientação do professor Raul Rosas e Silva em tema relacionado com a aplicação de métodos numéricos em problema de dinâmica estrutural. Em 1991, retornei à PUC para fazer meu doutorado, também sob a orientação do professor Raul, pelo qual tenho admiração, respeito e amizade. Defendi a tese de doutorado em 1997 e atualmente trabalho na UFAL como professor e pesquisador, nos cursos de graduação em Engenharia Civil e no nosso mestrado em Estruturas. Dentro do curso de mestrado trabalho na linha de pesquisa de Mecânica Computacional de Estruturas e Materiais. Recentemente, em colaboração com o Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio, elaboramos um projeto PADCT/CNPq na área de Materiais Avançados, que está permitindo um estreitamento maior das relações científicas entre as duas instituições. Tenho uma grande satisfação de estar sempre em contato com todos os professores do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio, pois os tenho não só como mestres mas também como grandes amigos.

Inscrição para Agosto de 2005


As inscrições para o programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) estão abertas de 01 de abril a 15 de junho para início das aulas em agosto de 2005. O pedido de admissão, em formulário próprio, deve vir acompanhado de cópia do diploma do curso de Graduação (e do Mestrado para candidatos ao Doutorado), histórico escolar do curso de Graduação (e do Mestrado para candidatos ao Doutorado), duas folhas de referências, duas fotografias 3 x 4, curriculum vitae, certidão de nascimento ou casamento e pagamento da taxa de inscrição (R$ 57,00 para ex-alunos da PUC-Rio e R$ 113,00 para candidatos externos). Os formulários do pedido de inscrição e das folhas de referência podem ser obtidos aqui. Mais informações pelo telefone 0-XX-21-3114-1194, fax 0-XX-21-3114-1195 ou no e-mail localizado no rodapé.

Pós-Graduação Nota 7


O programa de pós-graduação em Engenharia Civil recebeu a nota 7 (nota máxima) na mais recente avaliação da pós-graduação brasileira realizada pela Capes e relativa ao triênio 2001-2003. A nota 7 representa um reconhecimento da qualidade internacional do programa, formado pelos cursos de Mestrado e de Doutorado nas áreas de concentração em Estruturas e Geotecnia. O corpo docente é atualmente composto por 19 professores permanentes (11 na área de Estruturas e 8 em Geotecnia).

Memórias


Estamos preparando um pequeno livro em comemoração aos 40 anos do programa de pós-graduação em Engenharia Civil, com o objetivo de resgatar memórias de alunos, professores e funcionários, testemunhas da evolução do programa ao longo das últimas décadas. Para isto solicitamos a colaboração de nossos ex-alunos, por meio do envio de arquivos digitais com fotos de defesas, ensaios de campo ou laboratório, reuniões de turma, viagens, etc. bem como de textos que ajudem a documentar a história da pós-graduação. Nosso endereço de correio eletrônico está disponível no rodapé.

Para cancelar a assinatura deste Boletim, por favor, clique aqui.

Conhece um antigo aluno ainda não cadastrado na nossa lista de endereços? Gostaria de enviar notícias para este boletim? Clique aqui.

Informações sobre a inscrição de Pós-Graduação, clique aqui.