fechar

SIMULAÇÕES EM ENGENHARIA ELÉTRICA

 

 

 

 

 

 

 

detalhes

 

 

 

 

 

 

 

ESTABILIDADE ASSINTÓTICA E ESTABILIDADE NO SENTIDO DE
LYAPUNOV - SLIT-TD


COMPORTAMENTOS DE DIFERENTES SISTEMAS COM DIVERSOS CONJUNTOS DE CONDIÇÕES INICIAIS

Esta seção é destinada a simular diferentes sistemas com diversos conjuntos de condições iniciais. Os sistemas diferem uns dos outros devido aos valores da Matriz de Estado, \underline{\underline{A}} . Para que ela seja mais enriquecedora, três matrizes de estado serão apresentadas (a serem preenchidas por você) e, associados a cada uma delas, haverá três conjuntos de condições iniciais (a serem preenchidas por você também). Assim, será possível examinar as trajetórias no Plano de Estado (os sistemas são de segunda ordem) de cada um dos sistemas com condições iniciais distintas. Cada sistema poderá ter Matrizes de estado com autovalores distintos e as comparações serem feitas entre os sistemas.

Observação Sobre a Interpretação dos Gráficos: Os sistemas em consideração são SLIT-TD. Assim, os pontos no Espaço de Estado que representam, graficamente, as trajetórias são discretos, não formando linhas contínuas. Porém, para facilitar a identificação de cada trajetória, os seus pontos foram ligados por retas das mesmas cores das sequências de pontos. Somente os triângulos fazem parte das trajetórias, as linhas retas são referências para visualização.


A seguir, são apresentados três conjuntos de caixinhas (um para cada caso) para digitar: (1) os quatro elementos da Matriz de Estado; e (2) os dois elementos de cada um dos três vetores de condições iniciais. Preencha as caixinhas dos três casos com os valores desejados e clique o botão Enviar e observe os gráficos com as trajetórias dos Vetores de Estado no Tempo.

Usando os três conjuntos, é possível ver os diferentes comportamentos dos Vetores de Estado em função dos valores das respectivas Matrizes de Estado.

Atenção: Comece pelo Caso 1, passe ao 2 e depois ao 3. Se você resolver voltar ao caso 1, todas as opções serão reinicializadas.

Sugere-se que a simulação seja repetida para Matrizes de Estado com diferentes pares de autovalores, pois as trajetórias serão distintas.

Caso 1:


\underline{\underline{A}} = \underline{x}^{1}(0) = \underline{x}^{2}(0) = \underline{x}^{3}(0) =
       

Caso 2:


\underline{\underline{A}} = \underline{x}^{1}(0) = \underline{x}^{2}(0) = \underline{x}^{3}(0) =
       

Caso 3:


\underline{\underline{A}} = \underline{x}^{1}(0) = \underline{x}^{2}(0) = \underline{x}^{3}(0) =
       

voltar