Funções

Podemos definir função como sendo a regra que relaciona um fato a uma grandeza mensurável.

Exemplo 1:

Um novo projeto da prefeitura de uma cidade visa reflorestar um parque público durante o mês de maio e apresenta a seguinte meta:
 
 

Dia:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Árvores plantadas: 
30
30
30
30
30
30
30
30
30
30

Nesse exemplo são medidas as seguintes grandezas:

  1. a quantidade de dias que o projeto terá alcançado
  2. o número de ároves que terão sido plantadas até esse dia.
    1. Observe que a cada dia será plantado o mesmo número de árvores, podemos então definir a fórmula dessa função (quantas árvores (y) são plantadas por dia) como y = 30
    2. E se quiséssemos saber quantas árvores teriam sido plantadas até o dia x? Então poderíamos definir a função y = 30x, na qual para cada dia (x) temos apenas uma quantidade de árvores plantadas (y).
Podemos analisar nos dois exemplos dados acima que, sempre, para cada valor de x temos apenas um valor correspondente em y. Dizemos então que y é uma função de x. Mas a recíproca não é verdadeira, já que y pode ser a função de mais de um valor de x, como no primeiro dado acima.

Chamamos conjunto domínio ao conjunto de todos os valores que x pode assumir e conjunto imagem ao conjunto de todos os valores que y assume.

Exemplo 2:

Observe o conjunto abaixo.

Ele não define uma função de A em B ( A B ). Temos no conjunto A um valor (-2) assumindo mais de uma imagem (20 e 0), ou seja, mais de um valor no conjunto B.


Representação

Domínio e Contradomínio

Correspondência Biunívoca

Exemplos