Estabilidade de Equações Dinâmicas: Sistemas Contínuos

Conceito de Estabilidade de Equilíbrio:
O estado x e de uma equação dinâmica é um estado de equilíbrio se e somente se:  e para todo t ³ t 0

Isto significa que, se uma trajetória atinge um estado de equilíbrio e não é aplicada nenhuma entrada, a trajetória permanece no estado de equilíbrio para sempre. Ou seja:
para todo t.
Evidentemente, o estado ZERO é sempre um estado de equilíbrio de 

Definição: Um estado de equilíbrio x e  é estável no sentido de Liapunov se a resposta devida a um estado de inicial x 0 suficientemente próximo de x e não se distanciará de x e. Se a resposta retornar a x e,  x e é Assintoticamente Estável.

Definição:Um estado de equilíbrio é assintoticamente estável se ele é estável no sentido de Liapunov e se qualquer movimento iniciado suficientemente próximo de x e converge para x e quando t ® ¥ .
 

Observação: Se o estado zero (que é um estado de equilíbrio) é assintoticamente estável, então ele é o único estado de equilíbrio de 
 

Os conceitos de estabilidade definidos acima são propriedades locais, em virtude de não sabermos quão pequenos  devem ser. No entanto, para sistemas lineares, por causa da propriedade de homogeneidade, podem ser estendidos para todo o espaço de estado. Assim, se um estado de equilíbrio de uma equação dinâmica linear for estável ele será globalmente estável.
 

Sistemas Invariantes no tempo:

Consideremos:

A resposta ao estado zero, caracterizada por , é BIBO-estável se e somente se os pólos de G(s) tiverem parte real negativa (já visto anteriormente).

A resposta à entrada zero é determinada por  ou por 
Um estado de equilíbrio de é uma solução de , ou Ax = 0 e tem a propriedade para todo t ³ 0.
 

Teorema:
Todo estado de equilíbrio deé estável no sentido de Liapunov se e
somente se todos os autovalores de A têm parte real não positiva, e aqueles com parte real nula são zeros simples do polinômio mínimo de A (ou seja, se A for transformada para a forma de Jordan, a ordem de cada bloco de Jordan associado a um autovalor com parte real nula é 1)

Comentário:
A na forma de Jordan implica que cada termo de eAt é da forma , onde  é um autovalor de A. Se  é limitada, no intervalo [0,¥ ] ," k. Se , a função é limitada se e somente se k=0,ou seja, a ordem do bloco de Jordan associado ao autovalor com  é 1.

Teorema: O estado zero de  é assisntoticamente estável se e somente se todos os autovalores de A tiverem parte real negativa.