fechar

Resposta Impulsional de um SLIT

Considere um SLIT representado pela sua relação entrada-saída:

No esquema e nas expressões matemáticas que seguem, os argumentos das variáveis estão representados por ".", que pode ser:

– para o caso dos sistemas a tempo contínuo
– para o caso dos sistemas a tempo discreto

A Resposta Impulsional do SLIT é a que se obtém na saída quando um impulso unitário na origem (tempo zero) é aplicado sobre o sistema previamente relaxado, i.e., com condições iniciais nulas.

O símbolo consagrado para a resposta impulsional é h(.).

 
fechar

Lei de Kirchhoff para as Tensões

A Lei de Kirchhoff para as Tensões é baseada no Princípio da Conservação da Energia e ela diz que a soma algébrica das tensões (diferenças de potencial) ao longo de um caminho fechado, em um circuito, é nula.

 

SIMULAÇÕES EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Aumentar fonte Reduzir fonte Restaurar fonte Aumentar contraste

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SISTEMA MASSA-MOLA-AMORTECEDOR COM UM GRAU DE LIBERDADE

MODELAGEM DO SISTEMA MASSA-MOLA-AMORTECEDOR
 

O Sistema Massa-Mola-Amortecedor é muito estudado pelo fato de que está presente em muitos outros mais complexos. Apesar de ser simples, serve como um estudo didático e é muito fiel a inúmeros casos reais – como, por exemplo, a suspensão de um carro sendo estudada somente no eixo y.

Dependendo do sistema real, existem mudanças a serem feitas para que se torne o mais próximo possível da realidade. No caso da suspensão, citada acima, uma aproximação fiel seria ter dois Sistemas Massa-Mola-Amortecedor um em cima do outro. Com isso, teríamos de estudar um modelo com dois graus de liberdade.

Neste módulo será estudado o sistema com um grau de liberdade, para que seja possível a compreensão de outros mais complexos, como dois ou mais.

K: Constante de Elasticidade

B: Constante de Amortecimento

M: Massa

f(t): Entrada

y(t): Posição do corpo em relação à origem



Esse sistema será modelado e estudado por Variáveis de Potência e Lagrangeanas.

 
voltar

voltar