Número 23, 17 de Dezembro de 2009


ELO - Estação de Leitura Online


A ELO (Estação de Leitura Online) é um webcenter ou uma central de informações acessada via internet, que permite ao usuário interação em tempo real, entre tecnologia web e professores, bibliotecários e profissionais qualificados na área da leitura, treinados para avalizar suas pesquisas no campo da leitura. Atendimento Personalizado - A Elo atende em tempo real, com webcam, envia a pesquisa para as ilhas, qualifica a informação e envia torpedo avisando ao solicitante que ela já está pronta em seu e-mail; grava também o vídeo do qualificador, ressaltando os pontos positivos da pesquisa.
Seus objetivos são:

1) Formar um banco de dados qualificado (na área).
2) Servir como suporte a pesquisadores iniciantes ou avançados, buscando e disponibilizando informações previamente qualificadas (através do Banco de Dados da Cátedra/Reler ou simplesmente qualificando informações já disponíveis na web).

Uma mensagem a você, leitor:

Venha interagir com uma interface online, em tempo real, que auxilia na busca por informações pertinentes no âmbito do estímulo à leitura. Acesse a url: http://www.catedra.puc-rio.br/elo/. Aproveite os desdobramentos resultantes de uma primeira pesquisa e peça outras. A sequência de pedidos desdobra o potencial do tema solicitado e aumenta a visibilidade do valor agregado do serviço Estação de Leitura Online. Mantenha a mente aberta para receber, burilar e utilizar formatos de conteúdos como dados, filmes, músicas, vídeos, etc., quando o assunto for leitura. Integração e pertinência: quando os vários atores credenciados no dia a dia de um determinado segmento, colaboram pedindo informações necessárias ao seu trabalho, eles orientam a relevância das questões. Utilize a informação qualificada - sabemos que há conteúdos falsos na web, sem fonte, e de origem duvidosa. O qualificador chancela a veracidade da informação, utilizando para tanto a expertise que tem no assunto pesquisado (Prof. com nível Doutorado); Conte com as parcerias estratégicas da Cátedra Unesco de Leitura - as ferramentas de busca atingem menos de 20% da web e não acessam os bancos de dados restritos (Deep Internet), com informação validada e hierarquizada. As parcerias com instituições permitem a consulta a conteúdos inacessíveis as web searchs engines; o selo UNESCO e a PUC-Rio abrem as portas para convênios que permitem acessos com a informação organizada e qualificada; Teste a ELO. Experimente! Aprenda com quem leva em conta o sentido e o sentir na prática da formação dos leitores.

Faça contato com Pablo Mobellan: contato.catedra_elo@puc-rio.br.

RioBotz continuou vencendo em 2009


O ano de 2009 continuou mostrando o sucesso da Equipe de RioBotz. O primeiro conjunto de medalhas veio na edição do primeiro semestre da RoboGames, a Olimpíada Internacional de Robótica, na qual conquistou seis medalhas: duas de ouro, três de prata e uma de bronze. De acordo com o Prof. Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da equipe formada por alunos de graduação de Engenharia de Controle e Automação, se a PUC-Rio fosse um país, ela seria o quarto maior medalhista do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, México e Reino Unido. A equipe recebeu quatro medalhas, inclusive as duas de ouro, em categorias de sumô robótico, das quais participava há apenas 1 ano. O segundo conjunto de vitórias deu-se no Winter Challenge 2009, a maior competição nacional de robótica. Das 6 categorias em que disputou, a RioBotz obteve 5 ouros e 1 prata. O evento ocorreu em Amparo, São Paulo, nos dias 25 e 26 de julho, contando com mais de 80 robôs e 230 competidores, reunindo equipes de universidades e empresas de todo o Brasil. O robô de combate Touro (55kg), mostrado na foto, foi campeão invicto na categoria middleweight, vencendo todas as lutas por nocaute. Touro Jr e Puminha se revezaram para obter também o ouro invicto na categoria hobbyweight (5,5kg). Touro Feather obteve o ouro na categoria featherweight (13,6kg) em uma final emocionante, onde ele estava perdendo a luta por pontos até conseguir vencer por nocaute a menos de 5 segundos do final do combate. Os robôs de sumô da RioBotz repetiram seu desempenho de 2008, obtendo um ouro na categoria autônomo e uma prata na categoria rádio-controlada. A maior novidade foi quanto ao desempenho na categoria de hockey de robôs. Nesse evento, três robôs rádio-controlados de 5,5kg cada disputam contra três robôs da equipe adversária um jogo de hockey de 10 minutos de duração. O objetivo é marcar o maior número de gols. A disputa envolve tanto conhecimentos em engenharia para projetar robôs eficientes, como habilidade dos três pilotos de cada equipe para driblar os adversários e marcar mais gols. A RioBotz obteve o ouro inédito no hockey após desbancar na partida final a equipe da Poli-USP em uma convincente vitória por 15 a 2.

Maxwell v.4


O Maxwell v.4 entrou em operação no final de março passado, ainda com muitas funções por implementar. Ao longo de 2009, a equipe trabalhou e, aos poucos, estas e novas aplicações foram e estão sendo disponibilizadas. Uma das novas funções é a publicação de Séries. A primeira é a de IRR - Internal Research Reports do Departamento de Engenharia Elétrica. Outra novidade é a publicação de normas da PUC-Rio, projeto desenvolvido com a Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos. A disponibilização das atas continuou e começaram a serem incluídas as do Conselho Departamental do Centro de Ciências Sociais. As estatísticas de acesso aos conteúdos estão voltando aos poucos com novas características. No que diz respeito aos periódicos, foi atendido um pleito antigo que era chegar até o nível dos artigos. Quanto às ETDs, a novidade foi a inclusão dos prêmios recebidos pelas teses e dissertações. Há uma consulta às ETDs premiadas e uma ETD com prêmio recebe um destaque (uma estrelinha) na apresentação de seus metadados na tela. Até o presente, com o auxílio de várias unidades da PUC-Rio, conseguimos compilar 45 ETDs premiadas, sendo que uma delas tem dois prêmios. Consulte as ETDs premiadas e, se você souber de alguma que não está no Maxwell, comunique através do info@vrac.puc-rio.br. O novo Maxwell possui uma função de busca simples que é feita sobre o catálogo de metadados em XML, que também é uma novidade. Durante o ano de 2010, a equipe do Maxwell continuará a trabalhar com a finalidade de disponibilizar a produção acadêmica da PUC-Rio.

Feliz 2010!

Para enviar notícias para este boletim, por favor, clique aqui.

Gostaria de divulgar eventos em sua área? Clique aqui.

Para cancelar a assinatura deste Boletim, por favor, clique aqui.