Número 20, 17 de Junho de 2008


Estudos em Design


A revista Estudos em Design, em sua versão digital, foi lançada no final do mês de abril passado. Originalmente, ela foi lançada em papel em 1993 e foi a primeira publicação de natureza acadêmica e científica sobre Design no Brasil. É uma publicação semestral da Associação Estudos em Design e da Associação de Ensino e Pesquisa de Nível Superior em Design do Brasil - AEnD-Brasil, com o apoio do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. A revista tem como principal objetivo incentivar a produção e a troca de informações entre profissionais, professores e estudantes de Design. Ela está classificada com grau A no Qualis da CAPES. Como todas as revistas publicadas no Maxwell, a Estudos em Design é totalmente aberta, podendo ser lida por qualquer usuário da Internet que se interesse por ela. Conheça-a no ambiente de Publicações On-line do Maxwell.

Cadernos de Relações Internacionais


A última revista a ser lançada no Maxwell é a Cadernos de Relações Internacionais, que nasceu digital e teve seu primeiro número publicado nos primeiros dias de junho corrente. Ela é a primeira revista de alunos de graduação que o Maxwell disponibiliza; é dos alunos do Curso de Graduação em Relações Internacionais de nossa universidade. Faz parte de um conjunto de atividades acadêmicas desenvolvidas pela Coordenação de Graduação do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio. Conforme afirmado no editorial: “representa um incentivo à produção científica e à divulgação de trabalhos monográficos desenvolvidos por alunos de graduação de todo o país. Nesse esforço, ambiciona fortalecer o contato dos graduandos com o mundo acadêmico e cooperar com o desenvolvimento dos campos de pesquisa de Relações Internacionais no Brasil.” Convidamos a conhecer a mais nova revista, também totalmente aberta, no ambiente de Publicações On-line do Maxwell.

Nossas revistas, nossas parcerias


A primeira revista publicada através do Maxwell foi, também, a primeira revista digital da PUC-Rio. Ela passou ao formato digital em seu número 5, disponibilizada em junho de 2003. Nossa primeira revista foi a Revista escrita, dos alunos de pós-graduação em Letras. Depois dela, mais duas revistas do Departamento de Letras passaram a ser publicadas pelo Maxwell - Pesquisas em Discurso Pedagógico e Tradução em Revista. Outro departamento parceiro do Maxwell nas publicações é o de Educação. O Boletim SOCED e a Educação On-line são as suas duas revistas. Com outras três unidades, temos a Estudos em Design, do Departamento de Artes e Design, Cadernos de Relações Internacionais, do Instituto de Relações Internacionais, e Em Debate, do Departamento de Serviço Social. Para nós, da equipe do Maxwell, é uma grande alegria trabalhar em parceria com outros grupos na PUC-Rio não só na publicação das revistas, como oferecendo serviços de apoio, tais como as estatísticas de produção e de acesso. Estas últimas mostram os números e os países que acessam os nossos periódicos. Agradecemos a oportunidade.

ETD 2008 - 11th International Symposium on Electronic Theses and Dissertations


Entre 4 e 7 de junho, realizou-se em Aberdeen, na Escócia, o ETD 2008 - 11th International Symposium on Electronic Theses and Dissertations. O simpósio foi realizado na Robert Gordon University (http://www.rgu.ac.uk/), organizada por esta universidade e pela University of Nottingham (http://www.nottingham.ac.uk/).Ela foi uma reunião com grande participação internacional, contanto com representantes da África do Sul, Alemanha, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Hong-Kong, Índia, Irlanda, Itália, Jamaica, Letônia, Lituânia, Moçambique, Nova Zelândia, Paquistão, Peru, Polônia, Quirgistão, Reino Unido, República Checa, România, Sri Lanka, Suécia.

Quase ¾ de um milhão de ETDs!!!


A OCLC - Online Computer Library Center (http://www.oclc.org/) opera um catálogo coletivo de metadados de ETDs de todas as regiões do mundo. Eles são coletados através do OAI-PMH - Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (http://www.openarchives.org/), indexados e disponibilizados para consultas na Internet. As ETDs nesta base são de todas as áreas do conhecimento e escritas nas mais variadas línguas. Na semana que passou, o número de registros no referido catálogo, o XTCat NDLTD Union Catalog (http://alcme.oclc.org/ndltd/SearchbySru.html), chegou a quase 749 mil ETDs, ou seja, quase ¾ de um milhão!

InterIMAGE


O InterIMAGE (http://www.lvc.ele.puc-rio.br/projects/interimage/index.html) é uma plataforma para interpretação de imagens de sensores remotos. Ela foi desenvolvida pelo LVC - Laboratório de Visão Computacional (http://www.lvc.ele.puc-rio.br/), do DEE - Departamento de Engenharia Elétrica (http://www.ele.puc-rio.br/) da PUC-Rio, em cooperação com o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (http://www.inpe.br/). De 16 a 20 de Junho, a Prof. Cláudia Almeida, da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE, será professora visitante no DEE. Trata-se de uma missão de trabalho, em que ela estará desenvolvendo, com a equipe do LVC, um modelo automático de interpretação de imagens de satélite aster para classificação de características geomorfológicas da região do Vale do Paraíba, utilizando a plataforma InterIMAGE. De 18 a 20 de Junho, será realizado um workshop coordenado pelo LVC e ministrado pelo doutorando Gilson Ostwald da Costa, do qual participarão professores e alunos de pós-graduação do DEE e do INPE. O workshop visa o treinamento no uso da plataforma InterIMAGE para interpretação de imagens de sensores remotos.

Novidades em gotas


* As ETDs brasileiras, coletadas a partir da BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (http://bdtd.ibict.br/), são mais de 70 mil, representando quase 10% da base internacional.
A ICEE 2008 - International Conference on Engineering Education (http://icee2008hungary.net/) se realizará de 27 a 31 de julho próximo na Hungria.
* Desde 1º de janeiro de 2008 até a presente data, as revistas publicadas no Maxwell já foram visitadas mais de 130 mil vezes. Como o mês de junho não terminou, a média mensal está superior a 23.500, ou seja, quase 800 acessos por dia.

Para enviar notícias para este boletim, por favor, clique aqui.

Gostaria de divulgar eventos em sua àrea? Clique aqui.

Para cancelar a assinatura deste Boletim, por favor, clique aqui.