Número 19, 11 de Março de 2008


CPTI recebe o Global Pipeline Award


O Centro de Pesquisa em Tecnologia em Inspeção - CPTI, unidade de pesquisa e desenvolvimento do CETUC e coordenada pelo Prof. Jean Pierre von der Weid, foi vencedor do prêmio Global Pipeline Award 2007, entregue em cerimônia realizada na Rio Pipeline 2007. O Global Pipeline Award é atribuído anualmente a uma instituição como reconhecimento por sua destacada inovação e avanço tecnológico na área de dutos para transporte de óleo e gás. O Global Pipeline Award é concedido pelo ASME (American Society of Mechanical Engineers) - International Petroleum Technology Institute, cujo júri é formado por renomados profissionais da área de engenharia de dutos de cinco continentes. Os vencedores desse prêmio em anos anteriores foram a TransCanada Pipelines e a Petrobras. O CPTI concorreu com o projeto “Feeler Snake PIG: a Simple Way to Detect and Size Internal Corrosion” de uma ferramenta inovadora para inspeção de dutos de óleo e gás, capaz de produzir um mapeamento da corrosão interna com altíssima resolução. Sua montagem flexível permite ainda a passagem em dutos com grandes restrições geométricas como curvas acentuadas e equipamentos submarinos. Este trabalho é fruto de, aproximadamente, 20 anos de parceria em pesquisa e desenvolvimento com o CENPES - Centro de Pesquisas da Petrobras. Na imagem, aparece o PIG vencedor.

Teses e Dissertações Eletrônicas / Tesis y Disertaciones Electrónicas


Foi lançada no dia 28 de fevereiro passado uma newsletter chamada Teses e Dissertações Eletrônicas / Tesis y Disertaciones Electrónicas. O seu objetivo é divulgar os projetos de ETDs, principalmente, na América Latina. Ela servirá, também, para apresentar tópicos importantes do cenário internacional que influenciam as atividades de ETDs nas instituições. A newsletter é um serviço da Equipe do Maxwell (http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/). A proposta da equipe é que a newsletter seja trimestral com o objetivo de poder manter um razoável nível de atualização sobre os assuntos e notícias da área. Caso deseje receber a newsletter, por favor, clique aqui. Se você tiver uma notícia que gostaria de ver divulgada, então, clique aqui.

Engenharia de Computação - Mais um curso disponibiliza os trabalhos finais de seus formandos


A Engenharia de Computação passou a disponibilizar os trabalhos finais de seus alunos. O primeiro foi publicado na semana que passou e mais de 15 já estão no Maxwell. Atualmente estão disponíveis trabalhos finais de Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica. O número total é superior a 1.300.

Ciências Sociais - Mais um programa de pós-graduação com ETDs disponíveis


A coleção de ETDs da PUC-Rio ganhou mais um programa - Mestrado em Ciências Sociais. A primeira dissertação foi publicada, também, na semana que passou. Agora, são 25 programas nos três centros: CTCH - Centro de Teologia e Ciências Humanas, CCS - Centro de Ciências Sociais e CTC - Centro Técnico Científico. O número de ETDs está chegando a 3.800.

Novidades em gotas


* A equipe RioBotz tem um site em que podem ser encontradas notícias, fotos e vídeos das atividades e competições. Visite-o em http://www.riobotz.com.br/.
* Dois novos periódicos estão por ser publicados. Um deles é de Relações Internacionais e o outro de Design. Aguardem!
* O número de ETDs disponíveis para busca e recuperação no catálogo coletivo da BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (http://bdtd.ibict.br/bdtd/) já está em quase 64 mil. Os registros de metadados são oriundos de 73 instituições brasileiras.
* O número de ETDs disponibilizadas no Maxwell em 2007 foi 722. Dentre elas, muitas são T&Ds antigas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica que estão sendo digitalizadas.
* O número de trabalhos finais de graduação disponibilizados em 2007 foi 493.

Para enviar notícias para este boletim, por favor, clique aqui.

Gostaria de divulgar eventos em sua àrea? Clique aqui.

Para cancelar a assinatura deste Boletim, por favor, clique aqui.