Número 17, 11 de Outubro de 2007


RioBotz é campeã brasileira do VII ENECA!


A RioBotz foi campeã brasileira mais uma vez, desta vez na competição anual do VII ENECA - Encontro Nacional de Estudantes de Controle e Automação, em Recife, PE, nos dias 6 e 7 de outubro. A equipe ficou em primeiro lugar, de forma invicta, em ambas as categorias do ENECA - RoboCore 2007: 55kg (classe de peso Middleweight) com o robô Touro, e 5,5kg (classe de peso Hobbyweight) com os robôs Tourinho e Puminha, disputando contra universidades de todo o Brasil. O robô Tourinho ganhou todas as lutas por nocaute, mas ficou um pouco avariado após a semifinal. Contou-se então com a estréia, na final da categoria de 5,5kg, do robô Puminha, com princípio de funcionamento completamente diferente dos Touros: ele é muito rápido (como um Puma, daí o seu nome), possui tração nas 4 rodas, e uma rampa de titânio com o objetivo de empurrar os adversários para fora da arena, vencendo por nocaute o adversário da UniFEI (EFEI). O robô Touro enfrentou lutas difíceis, duas delas contra o robô Orion, segundo lugar na outra competição brasileira de 2007, o Winter Challenge. Touro demonstrou grande espírito esportivo ao soltar o Orion na final da competição, que ficou preso na arena e por isso perdeu a luta, para continuar a disputa, arriscando o título mas entretendo o público. Touro acabou vencendo a final por nocaute, e foi muito aplaudido. Com esse resultado, Touro fechou 2007 com vitórias em todas as competições: as 2 nacionais (ENECA e Winter Challenge) e a mundial (Robogames), deixando a RioBotz com 9 títulos brasileiros acumulados (6 em middleweights e 3 em hobbyweights) e 3 ouros em mundiais. Na foto, aparece a equipe (robôs incluídos) com os troféus. A equipe RioBotz é motivo de orgulho para a PUC-Rio. Parabéns a todos!!

Acervo sobre a Amazônia


A Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Amazonas, parceira da PUC-Rio em projetos de acervos digitais, possui uma vasta e variada coleção de documentos e peças sobre a região - livros raros, manuscritos, documentos históricos, fotos antigas (muitas de viajantes do século XIX), moedas, comendas, peças etnográficas e folclóricas, etc. Existem, também, muitos itens atuais. Uma parte deste acervo está digitalizada e disponível no CCPA - Centro Cultural dos Povos da Amazônia, através do seu portal, o CCPA Virtual. A imagem ao lado é uma foto recente das Anavilhanas. Conforme o texto do portal: “A Estação Ecológica Anavilhanas é o maior arquipélago fluvial do mundo com cerca de 400 ilhas. Situa-se no Rio Negro, próximo ao Parque Nacional do Jaú, abrange os municípios de Manaus e Novo Airão. Tem uma área de 350.018 ha e foi criado pelo decreto nº 86.061 de 2 de junho de 1981”. Visite o portal ( http://www.povosdamazonia.am.gov.br/) e conheça a belíssima coleção.

Periódicos científicos on-line no Brasil e no mundo


Em 2004, o IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia começou a distribuição do SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. Ele é uma adaptação e tradução ao português do Open Journal System, desenvolvido no âmbito do Public Knowledge Project da University of British Columbia, no Canadá. Desde o início da sua distribuição, em 2004, 231 periódicos em instituições de todas as regiões do Brasil o utilizam para publicar periódicos on-line. O Maxwell não o utiliza, mas publica 6 periódicos de 3 Departamentos distintos, tendo o primeiro - Revista escrita, dos alunos de pós-graduação em Letras, sido publicado em junho de 2003. Instituições do mundo inteiro publicam periódicos on-line. O DOAJ - Directory of Open Access Journals, indexa periódicos que sejam de acesso aberto, gratuitos e que tenham corpo editorial. Atualmente, existem no DOAJ 2.860 periódicos de todo o mundo. Dos 6 disponíveis no Maxwell, 5 estão no DOAJ.

A contribuição do Brasil à base internacional de ETDs


A base NDLTD Union Catalog, operada pela OCLC, possui entre 367 e 368 mil registros de ETDs - Electronic Theses and Dissertations, teses e dissertações em texto completo disponibilizadas através de bibliotecas digitais. Para que uma biblioteca digital possa contribuir à base internacional, é necessário que seja aderente às práticas e aos padrões internacionais. Dos registros na base internacional, entre 54 e 55 mil são brasileiros oriundos da BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Para participar de BDTD, a biblioteca digital de uma instituição deve ser aderente ao padrão nacional brasileiro. A base de ETDs do Maxwell possui entre 3.500 e 3.600 registros. O Brasil contribui com cerca de 15% da coleção internacional. A PUC-Rio contribui com 6,5% da coleção nacional e com quase 1% da internacional.

Novidades em gotas


* A primeira tese (doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social foi publicada no Maxwell no dia 11 de setembro.
* Os primeiros trabalhos de conclusão de graduação em Design foram publicados no dia 24 de setembro.
* No mês de setembro passado, usuários de 139 países distintos visitaram as ETDs disponibilizadas no Maxwell.
* No mês de setembro passado, usuários de 63 países distintos visitaram as revistas publicadas no Maxwell.
* Está em desenvolvimento uma revista dos alunos de graduação em Relações Internacionais.
* Desde 1º de janeiro de 2007, as revistas no Maxwell já foram acessadas mais de 142 mil vezes.

Para enviar notícias para este boletim, por favor, clique aqui.

Gostaria de divulgar eventos em sua área? Clique aqui.

Para cancelar a assinatura deste Boletim, por favor, clique aqui.