$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS FOTÔNICOS UTILIZANDO POLÍMEROS
Autor: LUCIENE DA SILVA DEMENICIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PATRICIA LUSTOZA DE SOUZA - ORIENTADOR
ANDERSON STEVENS L GOMES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 8844
Catalogação:  17/08/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8844@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8844@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8844

Resumo:
Polimeros orgânicos de natureza conjugada têm despertado bastante interessante como materiais ópticos não-lineares por serem extremamente promissores para o desenvolvimento de dispositivos fotônicos, como por exemplo dispositivos de comunicações. Além de possuírem resposta óptica não - linear intensa e rápida, seu modo de preparação e sua forma final apresentam grande flexibilidade. Do ponto de vista de aplicação, os parâmetros do material mais importantes são : a susceptibilidade não-linear de terceira ordem (x (3)) cuja parte real está relacionada com o índice de refração não-linear e a parte imaginária relacionada com o coeficiente de absorção não-linear; o tempo de resposta; o coeficiente de absorção linear no comprimento de onda de operação (alfa L); a capacidade de processamento; o limiar de dano e a estabilidade térmica. Dentre os polímeros conjugados, destaca-se a família dos politiofenos, compostos heterocíclicos de elevada estabilidade, que exibem interessantes propriedades de transporte e acentuada não-linearidade de terceira ordem. Neste trabalho as propriedades ópticas do politiofeno: X (3), partes real e imaginária; alfaL; e tempo de resposta, foram investigadas experimentalmente. A técnica utilizada para medida dos efeitos não-lineares de terceira ordem foi a técnica de Z-scan convencional. Os valores absolutos e s sinais do índice de refração não - linear e do coeficiente de absorção não-linear foram encontrados como sendo da ordem de - 10 -12 cm 2/W e - 10 - 8 cm/W, respectivamente. Para analisar os resultados experimentais foi necessário utilizar um tratamento teórico relativamente novo. Esta abordagem teórica é diferente da convencional e fornece resultados satisfatórios que descrevem bem os resultados experimentais. O tempo de resposta da não-linearidade do politiofeno foi obtido com a técnica de Z-scan resolvida no tempo, utilizando um único comprimento de onda e polarizações cruzadas. O valor obtido foi inferior à 100 os. Além de caracterizar o politiofeno, foi também demonstrada a utilização dexte polímero comoporta lógica E (AND)m através de uma medida envolvendo chaveamento Kerr. Este experimento mostrou que é possível realizar um chaveamento total óptico onde um feixe de luz é controlado por um outro feixe de luz, com duração de algumas dezenas de picossegundos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui