$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: SOBRE A PEDAGOGIA ANARQUISTA: SUA HISTÓRIA E UM POSSÍVEL LEGADO
Autor: TADEU DE FRANCA CASTRO P A MELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 65060
Catalogação:  23/11/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=65060@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65060

Resumo:
A pedagogia, seja qual for sua vertente ou ideal, utilizada atualmente não apenas no Brasil, mas em qualquer outro país, passou por um processo histórico de formação no qual se constrói em cima de outras teorias e práticas. Este processo se utilizou também da pouco estudada pedagogia criada e utilizada pelo movimento anarquista. Este trabalho tem por objetivo reconstituir um pouco da história desta corrente pedagógica através da análise de variadas ideias e experiências educacionais realizadas por este movimento. O maior foco é a Escola Moderna, uma das principais experiências escolares dos anarquistas que tem início na Espanha, ocorrendo posteriormente também no Brasil. Além disso, é dado destaque à importância da educação para o principal objetivo do movimento anarquista de uma Revolução Social. Por fim, são feitas considerações de o que o estudo mais aprofundado desta pedagogia poderia acarretar para a educação moderna.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui