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Coleção Digital
Título: DESENVOLVIMENTO DE MéTODO ALTERNATIVO DE MEDIçãO DE NíVEL DE COMBUSTíVEL PARA UM VEíCULO BAJA Autor: GABRIEL SILVA BRILHANTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IGOR BRAGA DE PAULA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63585
Catalogação: 08/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63585@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63585
Resumo:
Título: DESENVOLVIMENTO DE MéTODO ALTERNATIVO DE MEDIçãO DE NíVEL DE COMBUSTíVEL PARA UM VEíCULO BAJA Autor: GABRIEL SILVA BRILHANTE
Nº do Conteudo: 63585
Catalogação: 08/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63585@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63585
Resumo:
O presente trabalho apresenta uma proposta para medição do nível de
combustível em um protótipo atual da Equipe Reptiles Baja PUC-Rio. Este
veículo participa de competições organizadas pela Baja SAE Brasil.
O objetivo do projeto é realizar a medição do nível de combustível no
tanque de combustível sem contato com o fluido no interior do tanque. Para isso,
simulações numéricas sobre o comportamento dinâmico do sistema foram
realizadas no software Solidworks. Para tanto, foi necessário validar os cálculos
com resultados teóricos para se avaliar a fidelidade das simulações com a
realidade.
A partir dos testes de validação e convergência de malha foram feitas
simulações com a estrutura do tanque como ela é montada no veículo. Os
resultados serviram de base para se avaliar as frequências naturais esperadas
para o sistema além dos níveis de aceleração. Com isso, avaliou-se se a
proposta é possível de ser implementada na prática. Os resultados indicam que
a princípio é possível utilizar o princípio proposto para a medição do nível de
combustível, mas para garantir isso, simulações adicionais são necessárias.
Principalmente no que diz respeito a oscilação do fluido no interior do tanque.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |