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Título: ANÁLISE DE MATURIDADE EM BUSINESS INTELLIGENCE COMO FATOR DE CRIAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA E MELHORIA DE PERFORMANCE: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR FARMACÊUTICO
Autor: GABRIEL LOURENCO S DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FABIO DE OLIVEIRA PAULA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62667
Catalogação:  25/05/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62667@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62667@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62667

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção de uma amostra de funcionários, de diferentes departamentos e cargos, sobre o estágio de maturidade em Business Intelligence de uma empresa do setor farmacêutico. Posteriormente, pretende-se entender a relação entre a percepção de maturidade, e a percepção do potencial de criação de vantagem competitiva e melhoria na performance da empresa que a adoção de Business Intelligence pode trazer. Para atingir ao objetivo foram realizadas uma pesquisa via survey com 32 respondentes, para coletar sua percepção de maturidade da empresa em cinco dimensões de maturidade: Organização, Infraestrutura, Gestão de Dados, Análise e Governance a fim de enquadrar a empresa dentro de um estágio. Além disso, foram incluídas nos questionários perguntas relacionadas a percepção de criação de vantagem competitiva e melhoria de performance. A fim de entender melhor os resultados para posteriormente criar uma proposta de plano de melhoria para que a empresa avançasse no modelo, foram realizadas entrevistas em profundidade com quatro respondentes e uma análise de regressão com o objetivo de entender melhor a relação entre as variáveis. O trabalho delimitou-se em estudar a empresa no momento atual sem que fosse feito um acompanhamento da evolução ao longo do tempo, pesquisou apenas uma empresa do setor farmacêutico baseada no Brasil limitando comparações com benchmarkings entre países e setores. Além disso, o fato de o pesquisador conhecer e ser funcionário da mesma empresa dos respondentes pode ter gerado desconforto em parte deles, gerando possíveis vieses nas respostas. Com os resultados da pesquisa somados as melhores práticas de BI trazidas no referencial teórico, foi traçada uma proposta com um plano de melhoria que se implementado, acredita-se, que pode levar a empresa a avançar no estágio de maturidade.

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