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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO: A DISCRICIONARIEDADE DE QUEM RE(DESENHA) O PROGRAMA NA PONTA Autor: FERNANDA COLMENERO MELO DE MOURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CYNTHIA PAES DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 60005
Catalogação: 02/08/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60005@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60005@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60005
Resumo:
Título: BUROCRACIA DE NÍVEL DE RUA NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO: A DISCRICIONARIEDADE DE QUEM RE(DESENHA) O PROGRAMA NA PONTA Autor: FERNANDA COLMENERO MELO DE MOURA
Nº do Conteudo: 60005
Catalogação: 02/08/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60005@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60005@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60005
Resumo:
A dissertação apresentada leva em consideração o papel de protagonismo
que os burocratas de nível de rua assumem no processo de implementação de
programas federais de educação, em um estudo de caso em uma escola da rede
municipal de São Luís no Maranhão. Olhando especificamente para o Programa
Mais Educação e para a implementação do seu substituto, o Programa Novo Mais
Educação. Apesar de situados em momentos políticos diferentes, ambos têm como
objetivo o cumprimento de uma das metas do Plano Nacional de Educação, que
vigora até 2024, usando estratégias distintas. Este estudo surge na perspectiva de
contribuir para a análise da atuação dos atores que são responsáveis pela
implementação do programa na ponta, os burocratas de nível de rua, o que os
motiva, que valores os cercam e em quais condições de trabalho e atuação certas
escolhas e deliberações são feitas. Ao longo da investigação foi possível constatar
que a discricionariedade, neste caso, não só ocorre como assume papel protagonista
para que a implementação do programa federal de fato aconteça. Seja pela falta de
manuais orientadores que apoiem os burocratas de nível de rua, ou pelo
entendimento que estes atores têm do conceito de educação integral e como ele se
integra ao objetivo do programa em suas duas versões.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |