$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESTUDO TERMODINÂMICO E ANÁLISE TERMOGRAVIMÉTRICA DA DECOMPOSIÇÃO DO MGSO4 NA PRESENÇA DE DIFERENTES REAGENTES
Autor: ANA CAROLINA MONTEIRO FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RODRIGO FERNANDES MAGALHÃES DE SOUZA - ORIENTADOR
BRUNNO FERREIRA DOS SANTOS - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 57342
Catalogação:  08/02/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57342@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57342@2

Resumo:
O sulfato de magnésio é um co-produto de várias rotas de processamento minero-metalúrgico baseadas em operações de lixiviação com ácido sulfúrico. Este composto químico, quando gerado e obtido como sulfato de magnésio (MgSO4), caracteriza-se como um material ainda sem aproveitamento tecnológico por indústrias. Todavia, é sabido que sua decomposição térmica pode gerar um óxido reativo com potencial emprego como agente neutralizador de pH desde que determinadas condições sejam atendidas, como uma elevada área superficial. Nesse particular, verifica-se que para atender esses requisitos a transformação deve ocorrer em temperaturas abaixo daquela onde a decomposição térmica do MgSO4 tipicamente ocorre. Nesse contexto, é possível viabilizar a diminuição da temperatura de decomposição do sulfato de magnésio a partir da adição de agentes redutores. Sob essa perspectiva, a dissertação de mestrado teve como objetivo avaliar o comportamento térmico de diferentes sistemas de decomposição do sulfato de magnésio. Foi realizado o estudo do efeito da presença de carbono oriundo de finos de coque breeze, enxofre sólido e sulfato de ferro III na decomposição do sulfato de magnésio heptahidratado. A partir da análise termogravimétrica, foi constatado que C e Fe2(SO4)3 possuem a capacidade de atuar como bons agentes redutores, sendo este último possivelmente por meio da transformação em Fe2O3. Verificou-se em ambos os casos uma redução de pelo menos 100°C na temperatura de estabilização da massa do material em decomposição. A partir dos testes de reatividade, verificou-se que somente o produto da decomposição na presença de Fe2(SO4)3 foi capaz de atuar como agente neutralizador de pH, elevando esta grandeza para valores acima de 8,0 em 5 minutos. As caracterizações deste material sólido indicam que este é constituído por ferritas de magnésio com diferentes conteúdos de Fe e Mg.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui