$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: THE RELATIONSHIP BETWEEN MATHEMATICS AND PHOTOGRAPHY
Autor: RODRIGO JOSE ABREU DOS SANTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS CRAIZER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 53718
Catalogação:  15/07/2021 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53718@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53718@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53718

Resumo:
This work aims to present the mathematics present in photography and, for that, we use technology and communication through photography, which are part of the students daily lives. We started with a historical survey of photography, since its emergence in the world and in Brazil, going through the first color photography and the evolution of cameras. Then, mathematical concepts present in the photograph are presented, such as fractions, area and diameter of the circle, Fibonacci sequence, golden ratio, rule of third, focal length, angle and perspec-tive. The presented proposal defends the use of technology in favor of the devel-opment of pedagogical proposals that help in the teaching and learning process. Finally, a field research was carried out with students from the Carioca I and Carioca II project at a school in the municipal education system in Rio de Janeiro. The work is a suggestion for a school project involving Ethnomathematics to take place, that is, an analysis of mathematical practices in photography in their different cultural contexts in different forms of knowledge, which, in general, is a way that each group or individual has to operationalize mathematics. In addition, the Interdisciplinarity part can be explored, since photography can involve the disciplines of History, Geography, Physics, Arts, Mathematics, among others.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui