$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: DO MUNDO VIRTUAL AO ESPAÇO POTENCIAL: UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA
Autor: JULIANA DE OLIVEIRA RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS AUGUSTO PEIXOTO JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 45776
Catalogação:  21/10/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45776@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45776@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45776

Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo investigar uma possível aproximação entre espaço virtual e espaço potencial a partir do uso dos ambientes virtuais feito por alguns de seus frequentadores. Com este intuito foram trabalhados os conceitos winnicottianos de espaço potencial e brincar, as noções de espaço virtual e ciberespaço, relatos de experiências de usuários extraídos de pesquisas qualitativas, uma campanha promovida por uma ONG, um estudo de caso clínico, assim como uma postagem extraída do Twitter. Foi visto que, para algumas pessoas, o espaço virtual parece funcionar como uma zona neutra de relaxamento, de forma análoga ao espaço potencial conforme proposto por Winnicott. Alguns aspectos do espaço virtual foram comparados a características do espaço potencial, como por exemplo a sua existência enquanto uma área intermediária para a qual contribuem tanto a fantasia quanto o mundo externo. O fator determinante para que o espaço virtual se assemelhasse ao espaço potencial foi que os seus usuários não fizessem exigências quanto a realidade concreta daquele ambiente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui