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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PSICOLOGIA SOCIAL NA SACOLA DE COMPRAS: RELAÇÕES ENTRE PERSONALIDADE, INFLUÊNCIA SOCIAL E A COMPRA POR IMPULSO Autor: SIBELE DIAS DE AQUINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JEAN CARLOS NATIVIDADE - ORIENTADOR
SAMUEL LINCOLN BEZERRA LINS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35833
Catalogação: 12/12/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35833@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35833@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35833
Resumo:
Título: PSICOLOGIA SOCIAL NA SACOLA DE COMPRAS: RELAÇÕES ENTRE PERSONALIDADE, INFLUÊNCIA SOCIAL E A COMPRA POR IMPULSO Autor: SIBELE DIAS DE AQUINO
SAMUEL LINCOLN BEZERRA LINS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35833
Catalogação: 12/12/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35833@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35833@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35833
Resumo:
A compra por impulso acontece sem reflexão, espontaneamente, e pode ter vários antecedentes. O objetivo desta dissertação foi testar o poder preditivo dos cinco grandes fatores de personalidade sobre a compra por impulso. Para tanto, realizaram-se dois estudos em que 1296 brasileiros, de todos os estados da federação, responderam a um questionário via internet. O estudo 1 teve o objetivo de buscar evidências de validade de um instrumento para aferir a tendência de comprar impulsivamente. Foram encontradas correlações positivas entre a tendência de comprar por impulso, a influência social normativa e traços de impulsividade do consumidor. O instrumento também foi capaz de diferenciar pessoas que fazem lista de compras das que não fazem, e pessoas que preferem ir às compras sozinhas das que preferem comprar acompanhadas. As evidências encontradas suportam o uso do instrumento para o contexto brasileiro. No segundo estudo, foi realizada uma regressão linear múltipla para testar se personalidade e influência social prediriam a compra por impulso. As variáveis investigadas explicaram 23 por cento da variância da compra por impulso. Entre preditores significativos positivos destacaram-se a influência social normativa e o fator de Neuroticismo de personalidade; entre os negativos, destacaram-se o hábito de fazer lista de compra e o fator Conscienciosidade de personalidade. Os resultados confirmam o poder preditivo de fatores de personalidade, influência social e hábitos de consumo sobre o comportamento de compra por impulso. Este estudo aprofunda os achados psicológicos sobre comportamentos de compra, alavancando a disseminação do conhecimento tanto para pesquisadores, quanto para profissionais interessados no tema.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |