$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: LICENCIAMENTO INTERNACIONAL COMO OPÇÃO ESTRATÉGICA AS EMPRESAS DA INDÚSTRIA CRIATIVA
Autor: MARIA LUIZA CARVALHO DE AGUILLAR PINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34178
Catalogação:  15/06/2018 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34178@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34178@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34178

Resumo:
O licenciamento internacional é um modo de entrada vital para as indústrias criativas, consideradas um dos setores mais dinâmicos da economia global, com crescimento mais rápido do que o dos setores tradicionais. O contexto da digitalização aumentou a relevância e o valor do licenciamento de conteúdo e marcas/personagens. Em 2016, o mercado de vendas de mercadorias licenciadas atingiu 272 milhões de dólares, estimulado pelo segmento de entretenimento/ personagens, que representou 45 porcento do total (LIMA, 2017). A literatura de Negócios Internacionais (NI) argumenta que o licenciamento deve ser visto como um modo de entrada de baixo custo, baixo envolvimento e baixo risco, mas trata-se, em alguns casos, da única forma de internacionalização acessível a algumas empresas. A insuficiência de pesquisa acadêmica sobre o tema, a relevância do licenciamento para as indústrias criativas e a limitada presença de empresas brasileiras no mercado internacional motivaram esta pesquisa. Esta tese de doutorado compreende quatro ensaios que foram desenvolvidos em direções paralelas, ainda que de forma complementar, para entender melhor as diferentes perspectivas sobre o tema. Procurou-se, inicialmente, mapear a literatura sobre licenciamento internacional. Assim, o primeiro ensaio avaliou o uso de diferentes perspectivas teóricas na pesquisa em NI e a aplicação de tais perspectivas teóricas a pequenas e médias empresas. O segundo ensaio realizou uma revisão de artigos publicados em NI para estudar as influências teóricas, usando um enfoque bibliométrico. Os dois últimos ensaios caracterizam-se como pesquisa empírica. O terceiro ensaio, de natureza exploratória, analisou estudo de casos de pequenas empresas brasileiras, com o propósito de compreender como o licenciamento internacional estava representado em seus negócios e seu uso no processo de internacionalização. Finalmente, o quarto ensaio consistiu de uma survey para identificar as percepções de licenciamento internacional de executivos de um segmento das indústrias criativas, no que se refere a conteúdo e marcas/personagens. Por fim, conclusões gerais foram extraídas dos quatro ensaios, chegando-se a implicações teóricas e recomendações quanto ao uso de licenciamento por gerentes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui