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Título: O PROJETO ESAT DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO AUTISMO NO RIO DE JANEIRO
Autor: KARIN YASMIN VELOSO MULLER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CAROLINA LAMPREIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21726
Catalogação:  08/07/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21726@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21726

Resumo:
O autismo é um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento de base genética. Atualmente, considera-se que há uma gama de transtornos chamada de Transtornos do Espectro Autista que inclui três transtornos Invasivos do Desenvolvimento: o transtorno autista, a síndrome de Asperger e o transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação (TID-SOE). O autismo é atualmente identificado até os 36 meses de idade, no entanto são notáveis os estudos existentes quanto à importância da identificação mais precoce, permitindo uma também precoce intervenção em crianças identificadas com o transtorno. Dentre esses estudos, encontram-se instrumentos para identificação, como o Checklist for Autism in Toddlers (CHAT), o Communication and Symbolic Behavior Scales – Developmental Profile (CSBS-DP), o First Year Inventory (FYI), o Childhood Autism Rating Scale (CARS) e o Early Screening of Autistic Traits Questionnaire (ESAT). Neste trabalho será considerado principalmente o estudo feito na Holanda que criou o ESAT e o utilizou em uma amostra representativa da população do país. Este servirá de base e como comparação para o projeto com o ESAT que está sendo feito no Rio de Janeiro. Neste projeto, professoras articuladoras das creches da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro foram instruídas por psicólogas especializadas quanto à identificação precoce do autismo e à aplicação do ESAT. Em seguida, educadoras da SME que lidam com crianças entre 12 e 24 meses responderam ao instrumento referindo-se a tais crianças. Também foram consideradas as respostas sobre crianças com mais de 24 meses que apresentaram risco. Os resultados foram devolvidos para as psicólogas e analisados. Crianças que apresentaram risco serão encaminhadas para mais avaliações e casos mais severos poderão sofrer intervenção. Também serão consideradas questões estatísticas do estudo no Rio de Janeiro. Essas são principalmente a confiabilidade e estabilidade do diagnóstico, especificidade e sensibilidade do instrumento, número de falso-positivos e falso-negativos e o valor preditivo positivo e valor preditivo negativo. No entanto, o diagnóstico do autismo só pode ser dado a partir de 24 ou 36 meses, e as crianças participantes ainda não chegaram todas a esta idade. Logo, até a finalização desse trabalho, ainda não há dados para realizar cálculos estatísticos sobre o estudo. No entanto, serão descritas tais questões no estudo Holandês e suas definições. Além disso, resultados parciais do estudo do Rio de Janeiro serão expostos.

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