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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A CENTRALIDADE DO DIÁLOGO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO DO OPRIMIDO: ENTRE A MAIÊUTICA SOCRÁTICA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO Autor: PAMELA PEREGRINO DA CRUZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17546
Catalogação: 26/05/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17546
Resumo:
Título: A CENTRALIDADE DO DIÁLOGO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TEATRO DO OPRIMIDO: ENTRE A MAIÊUTICA SOCRÁTICA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO Autor: PAMELA PEREGRINO DA CRUZ
Nº do Conteudo: 17546
Catalogação: 26/05/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17546@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17546
Resumo:
O Teatro do Oprimido (TO) é um método de alfabetização estética,
sistematizado por Augusto Boal, que visa à transformação da realidade e à
humanização através de meios estéticos e a partir do diálogo. Este trabalho analisa
o papel do diálogo no TO. A primeira parte apresenta uma análise de algumas
pesquisas sobre o TO, buscando revelar as interpretações dadas ao papel do
diálogo. A segunda parte analisa a obra de Augusto Boal apresentando o
desenvolvimento histórico da dimensão pedagógica do TO e revela as influências
dos processos históricos nos quais se inseriu. Os textos de Boal foram analisados
como fontes historiográficas a partir do referencial materialista cultural. A partir
dessa análise, a perspectiva de diálogo do TO, diferente do que apontavam os
trabalhos analisados, revelou-se baseada em dois pilares: a Pedagogia do
Oprimido e a maiêutica socrática. Essas duas referências são, então, investigadas
para definir os limites entre as concepções originais e a interpretação de Boal. A
última parte, a partir da análise de entrevistas, apresenta o pensamento sobre o
diálogo dos curingas do Centro de Teatro do Oprimido (CTO). Conclui-se, então,
que a perspectiva maiêutica, tal como utilizada por Boal e o CTO, impôs alguns
limites para alcançarem-se os objetivos do TO, produzindo uma nova perspectiva
dialógica. No entanto, percebe-se o interesse e o esforço do CTO na investigação
e na construção de um TO cada vez mais dialógico, comprometido com suas
origens, fiel ao pensamento de Boal, mas coerente às demandas atuais.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |