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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: GARANTIAS GOVERNAMENTAIS EM PROJETOS DE PPP: UMA APLICAÇÃO DO MODELO LPVR AO CASO DA BR-116/324 Autor: ANDRE TEIXEIRA DE MIRANDA OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13037
Catalogação: 10/02/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13037@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13037@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13037
Resumo:
Título: GARANTIAS GOVERNAMENTAIS EM PROJETOS DE PPP: UMA APLICAÇÃO DO MODELO LPVR AO CASO DA BR-116/324 Autor: ANDRE TEIXEIRA DE MIRANDA OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 13037
Catalogação: 10/02/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13037@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13037@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13037
Resumo:
A partir da década de 90 houve um aumento da participação do
setor
privado em projetos de infra-estrutura no Brasil. Esta
participação deu-se
principalmente por meio de concessões tradicionais regidas
pela Lei das
Concessões. Contudo, para tornar economicamente viáveis
projetos de baixa
atratividade para o setor privado devido ao seu alto risco,
o governo brasileiro
passou a analisar formas de redução destes riscos, como as
Parcerias Público-
Privadas (PPPs), incluindo a flexibilização do prazo de
concessão, garantias de
tráfego, de risco cambial ou até mesmo garantias de
financiamento. Neste
trabalho é utilizado o modelo LPVR (Menor Valor Presente das
Receitas) de
prazo de concessão variável aliado a uma garantia de tráfego
mínimo para a
avaliação do caso do projeto da rodovia BR-116/324 através
da metodologia das
Opções Reais. Os resultados indicam que o uso deste modelo
permite uma
redução dos riscos tanto para o Governo, pela limitação de
ganhos excessivos da
concessionária, quanto para o investidor privado, pela
flexibilidade do prazo e
garantia de tráfego concedida. Concluímos que o modelo LPVR
associado a uma
garantia de tráfego mínimo de 80% aumenta em média o VPL do
projeto em mais
de 60%. Embora esta garantia represente um custo adicional
para o Governo, ela
é compensada pelo aumento da atratividade do investimento
para o setor
privado.