$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ABORDAGENS DA CONDIÇÃO FEMININA EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FORMAL EM PRESÍDIO FEMININO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor: LIVIA SILVA DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66754
Catalogação:  16/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66754@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66754@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66754

Resumo:
Esta dissertação teve como objetivo compreender e analisar temas relacionados à condição feminina em práticas pedagógicas de professores em uma instituição escolar localizada em um presídio feminino do Rio de Janeiro. Entende-se como condição feminina as relações construídas e transformadas por questões econômicas, raciais, políticas e culturais que afetam a vida e a posição das mulheres na sociedade. A pesquisa teve como objetivos subsidiários: a) identificar e descrever práticas pedagógicas, implementadas em uma escola em presídio feminino; b) analisar materiais didáticos que dão suporte às práticas pedagógicas; c) identificar possíveis abordagens de temas relacionados à condição feminina por parte de professores e também das alunas. Optou-se por uma pesquisa qualitativa instrumentalizada pela observação participante, com registro em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com 4 professores e com a coordenadora da escola onde a pesquisa foi realizada. O material empírico produzido a partir das observações e das entrevistas foi submetido à análise de conteúdo clássica. Para contextualização do campo de pesquisa, foram utilizados dados disponíveis sobre cárceres femininos, em especial, os relatórios do Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional. A base teórica se ancora na literatura sobre o sistema prisional brasileiro e sobre a escola na prisão, além de estudos sobre a mulher encarcerada. Os resultados indicam que existe uma carência de propostas pedagógicas intencionalmente voltadas à abordagem de temas relacionados à condição feminina. No entanto, as alunas aproveitam abordagens de conteúdos curriculares não relacionados ao tema para relatar e discutir problemas que dizem respeito a ser mulher na prisão. A instituição escolar por vezes reforça o poder disciplinar e a invisibilidade dos sujeitos privados de liberdade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui