$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MEMÓRIAS SOBRE SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DE FAMÍLIAS NEGRAS
Autor: CLAUDINA DAMASCENA OZORIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66627
Catalogação:  09/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66627@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66627@2

Resumo:
O presente estudo teve como objetivo geral investigar sobre trajetórias de socialização e socialização étnico-racial em famílias negras brasileiras, abrangendo interações dos filhos e filhas no ambiente familiar e no espaço escolar, desde a infância até o fim da adolescência. Para tanto, o trabalho foi dividido em três grandes eixos temáticos: O Eixo 1 apresentou as famílias negras em contexto sócio histórico brasileiro, narrando a história e a trajetória de cada família entrevistada. O Eixo 2 discorreu sobre trajetórias de socialização e socialização étnico-racial no ambiente familiar e escolar, com foco na infância e na adolescência dos filhos/as participantes. O Eixo 3 abordou os projetos educativos das famílias para a prole, buscando compreender como os filhos/as vivenciaram na prática os projetos educativos elaborados pelos seus cuidadores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 famílias, composta por 10 díades (10 mães e 6 filhas e 4 filhos), mais 1 mãe que deu o seu relato, porém o filho não pode participar, totalizando 11 mães participantes. Para a obtenção dos resultados foi feita a análise de conteúdo (Bardin, 2016) e pelo software IRaMuTeQ. Nos resultados encontrou-se que o investimento parental de cuidado extra maternal foi necessário na trajetória de socialização da prole, com ajuda fundamental da rede de apoio, especialmente das avós, irmãs, tias e vizinhas. No geral, os ambientes de cuidado das famílias entrevistadas envolveram múltiplos cuidadores, com diversas pessoas funcionando como parceiros de interação. Porém, a figura materna continuou sendo a referência principal de cuidado com a prole, sendo a figura paterna fonte de apoio secundário, mas quase sempre ausente ou indisponível. As histórias compartilhadas destacaram a importância atribuída à escolha da escola que está diretamente relacionada com as vivências na escola, mas tais vivências fogem do controle dos projetos educativos das mães, como racismo, discriminação, bullying e preconceito. Acredita-se que essa pesquisa contribui significativamente para a literatura sobre famílias negras, trajetórias de socialização e socialização étnico-racial, porém, o estudo tem limitações, como a multiplicidade temática, e necessita ser ampliado e aprofundado. Entretanto, oferece valiosas contribuições para as áreas de psicologia clínica, social e do desenvolvimento, promovendo reflexões sobre as complexidades em torno das famílias negras e da socialização étnico-racial nesse núcleo. Sugere-se, ainda, que seu material possa ser utilizado como referência na construção de ferramentas teórico-práticas de intervenção clínica e social.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui