XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MEMÓRIAS SOBRE SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DE FAMÍLIAS NEGRAS Autor: CLAUDINA DAMASCENA OZORIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66627
Catalogação: 09/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66627@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66627@2
Resumo:
Título: MEMÓRIAS SOBRE SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DE FAMÍLIAS NEGRAS Autor: CLAUDINA DAMASCENA OZORIO
Nº do Conteudo: 66627
Catalogação: 09/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66627@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66627@2
Resumo:
O presente estudo teve como objetivo geral investigar sobre trajetórias de
socialização e socialização étnico-racial em famílias negras brasileiras, abrangendo
interações dos filhos e filhas no ambiente familiar e no espaço escolar, desde a
infância até o fim da adolescência. Para tanto, o trabalho foi dividido em três
grandes eixos temáticos: O Eixo 1 apresentou as famílias negras em contexto sócio
histórico brasileiro, narrando a história e a trajetória de cada família entrevistada.
O Eixo 2 discorreu sobre trajetórias de socialização e socialização étnico-racial no
ambiente familiar e escolar, com foco na infância e na adolescência dos filhos/as
participantes. O Eixo 3 abordou os projetos educativos das famílias para a prole,
buscando compreender como os filhos/as vivenciaram na prática os projetos
educativos elaborados pelos seus cuidadores. Foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com 10 famílias, composta por 10 díades (10 mães e 6 filhas e 4
filhos), mais 1 mãe que deu o seu relato, porém o filho não pode participar,
totalizando 11 mães participantes. Para a obtenção dos resultados foi feita a análise
de conteúdo (Bardin, 2016) e pelo software IRaMuTeQ. Nos resultados encontrou-se que o investimento parental de cuidado extra maternal foi necessário na trajetória
de socialização da prole, com ajuda fundamental da rede de apoio, especialmente
das avós, irmãs, tias e vizinhas. No geral, os ambientes de cuidado das famílias
entrevistadas envolveram múltiplos cuidadores, com diversas pessoas funcionando
como parceiros de interação. Porém, a figura materna continuou sendo a referência
principal de cuidado com a prole, sendo a figura paterna fonte de apoio secundário,
mas quase sempre ausente ou indisponível. As histórias compartilhadas destacaram
a importância atribuída à escolha da escola que está diretamente relacionada com
as vivências na escola, mas tais vivências fogem do controle dos projetos educativos
das mães, como racismo, discriminação, bullying e preconceito. Acredita-se que
essa pesquisa contribui significativamente para a literatura sobre famílias negras,
trajetórias de socialização e socialização étnico-racial, porém, o estudo tem
limitações, como a multiplicidade temática, e necessita ser ampliado e aprofundado.
Entretanto, oferece valiosas contribuições para as áreas de psicologia clínica, social
e do desenvolvimento, promovendo reflexões sobre as complexidades em torno das
famílias negras e da socialização étnico-racial nesse núcleo. Sugere-se, ainda, que
seu material possa ser utilizado como referência na construção de ferramentas
teórico-práticas de intervenção clínica e social.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |