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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CREDIBILIDADE E JORNALISMO: QUESTÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DO FACT-CHECKING NA AUTORIDADE JORNALÍSTICA NO BRASIL Autor: ANA CRISTINA COSTA DE LIMA E SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64866
Catalogação: 14/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64866@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64866@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64866
Resumo:
Título: CREDIBILIDADE E JORNALISMO: QUESTÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DO FACT-CHECKING NA AUTORIDADE JORNALÍSTICA NO BRASIL Autor: ANA CRISTINA COSTA DE LIMA E SILVA
Nº do Conteudo: 64866
Catalogação: 14/11/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64866@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64866@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64866
Resumo:
A credibilidade está em xeque de uma maneira global, o que ameaça a
autoridade de instituições em geral, incluindo a imprensa, na chamada era da pósverdade. Por tratar com desimportância a verdade, os tempos atuais têm sido
marcados pela circulação de informações falsas. É um tempo também conhecido
como era pós-factual. A mesma sociedade em rede impulsionada pela internet
com promessas de futuro mais horizontalizado viu nascer a plataformização
algorítmica, a desqualificação da imprensa, a cultura da desinformação. É desse
ambiente extremamente hostil e vulnerável para as instituições democráticas que
partem as reflexões trazidas nesta tese. Tamanho é o nível de desinformação que
hoje há uma proliferação de agências e serviços de checagem em diversos países.
Por princípio, o fact-checking existe para apontar se discursos são verdadeiros ou
falsos. No entanto, essas agências e serviços ganharam visibilidade e tornaram-se
mais influentes no mercado jornalístico. O deslocamento do fact-checking para
ambientes externos às redações de veículos de imprensa ou para espaços específicos
nos veículos traz consigo uma pressuposição de que possa haver um deslocamento
de uma das funções mais importantes do jornalismo: a checagem, que contribui para
a construção de credibilidade e, consequentemente, funciona como sustentáculo da
autoridade jornalística. Assim, o objetivo geral aqui foi entender qual o lugar
ocupado pelas agências de checagem no universo do jornalismo brasileiro e que
autoridade jornalística elas têm reivindicado. Uma questão central foi de que
maneira o trabalho de fact-checking influencia a credibilidade/autoridade
jornalística e se há – e em que medida – comprometimento dessa autoridade a partir
do estabelecimento mercadológico dos serviços de checagem. Para isso, analisamos
o conteúdo bruto de 677 posts sobre as eleições para presidência do Brasil feitos
pelas agências Lupa e Aos Fatos e pelos serviços Fato ou Fake, Estadão Verifica e
Folha Informações no período entre 16 de agosto e 30 de outubro de 2022, que
compreende o dia do início da campanha eleitoral e o dia da votação do segundo
turno das eleições.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |