$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E LETRAMENTOS MIDIÁTICOS DE PROFESSORES NA PANDEMIA DE COVID-19
Autor: JOANA SOBRAL MILLIET
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 57937
Catalogação:  15/03/2022 Liberação: 15/03/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57937@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57937@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57937

Resumo:
A pesquisa que fundamenta esta tese teve como objetivo analisar possíveis relações entre letramentos midiáticos de professores e suas práticas pedagógicas no ensino remoto emergencial (ERE) na pandemia de Covid-19. Na ausência de consenso em torno de um modelo conceitual para os letramentos midiáticos, foi construída uma proposta de matriz conceitual para os letramentos midiáticos em diálogo com autores do campo da mídia-educação e dos estudos críticos sobre tecnologia e educação, adotada como lente analítica dos dados produzidos nesta pesquisa. O trabalho de campo contou com duas etapas: a) aplicação de questionário junto a professores de diferentes regiões do país; b) realização de entrevistas semiestruturadas com professores que responderam ao questionário e se dispuseram a participar também dessa etapa. As 259 respostas válidas nos questionários foram submetidas à análise descritiva e de associação através do teste qui-quadrado. As entrevistas realizadas com 32 professores buscaram compreender como eles concebiam os letramentos midiáticos; que habilidades consideravam possuir nessa área e se havia relações entre os letramentos midiáticos e as práticas pedagógicas empregadas no ensino remoto emergencial (ERE). Nas respostas ao questionário, a maioria dos professores que estavam realizando o ERE afirmou ser bastante habilidoso no que diz respeito ao uso de mídias no ensino. Nas entrevistas, os participantes relataram que a experiência do ERE propiciou um maior conhecimento sobre o uso pedagógico das mídias, o que possivelmente favoreceu o sentimento de mais competência nessa área. A análise das entrevistas indicou que a maioria concebe os letramentos midiáticos como uso de mídias com fins instrumentais (como habilidade técnica) e didáticos (para ensino do conteúdo curricular). Foram identificadas preocupações relacionadas à vigilância e controle do trabalho docente e apreensão com a privacidade e com a exposição. As entrevistas indicaram, ainda, que o conhecimento sobre aplicações pedagógicas das mídias foi construído principalmente na troca entre pares. Considerando a experiência com o ERE, propõe-se que políticas de formação voltadas para ampliação dos letramentos midiáticos de professores incluam entendimento crítico sobre o funcionamento dos sistemas midiáticos e seus aspectos sociais, econômicos, culturais, políticos e históricos e sejam estruturadas a partir de redes de professores, com base na troca de saberes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui