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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A ESCOLA RURAL E SEU PROFESSOR NO CAMPO DAS VERTENTES Autor: RITA LAURA AVELINO CAVALCANTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5092
Catalogação: 25/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5092
Resumo:
Título: A ESCOLA RURAL E SEU PROFESSOR NO CAMPO DAS VERTENTES Autor: RITA LAURA AVELINO CAVALCANTE
Nº do Conteudo: 5092
Catalogação: 25/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5092@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5092
Resumo:
Esta tese discute algumas questões relacionadas à educação
rural de Minas Gerais, tomando como eixo principal a escola
e o professor rural do Campo das Vertentes. As questões
centrais são: qual a construção histórica da educação rural
em Minas Gerais? E qual o quadro atual da educação
oferecida a crianças e jovens que vivem nas zonas rurais do
Estado? (Re)construir a história e mapear o quadro atual da
educação rural de Minas Gerais constituiu o objetivo
central deste trabalho. É preciso conhecer o passado para
compreender o presente. Para tanto, elegem-se como eixos
privilegiados: 1) a pesquisa bibliográfica visando a
apresentar a história da educação rural do Brasil e de
Minas Gerais; 2) a pesquisa e o levantamento dos dados
oficiais e documentais, para tentar mapear o quadro atual
da educação rural de Minas Gerais, oferecida pelos
organismos oficiais; e 3) a análise do material coletado
nas visitas às escolas e em entrevistas realizadas com os
professores. Quanto à escola, a precariedade de
funcionamento, as dificuldades de deslocamentos dos alunos,
o distanciamento dos conteúdos e dos livros didáticos da
realidade do campo e a dificuldade de acesso às séries
finais do ensino fundamental e médio aparecem como alguns
dos principais problemas e dificuldades históricas. Quanto
ao professor, a questão nuclear a ser apontada neste estudo
diz respeito à qualidade e à adequação da formação desse
profissional, especialmente no que diz respeito à educação
de homens e mulheres do campo e à relação destes com a
terra e o saber.