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Título: O PROCESSO DE DEVOLUÇÃO DE PEÇAS DE VESTUÁRIO DO PROVADOR À ÁREA DE VENDA EM LOJAS DE DEPARTAMENTO: UM ESTUDO DE CASO
Autor: MONICA NUNES SERICO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS VIANNA VILLAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 46650
Catalogação:  30/01/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46650@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46650

Resumo:
Esse trabalho se propôs a realizar um estudo de caso único com múltiplas unidades de análises para explorar o atual processo de devolução de roupa do provador para área de venda das lojas de departamento de vestuário. O objetivo do estudo foi identificar as práticas atuais que contribuem para o aumento do tempo de exposição da peça de roupa na área de venda e facilitem a operação da atividade. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo para a coleta de dados. Os dados foram coletados principalmente através do preenchimento de formulário e mostraram que cada empresa utiliza uma estratégia própria para viabilizar a realização do processo. Após análise destes dados, foi possível elencar três melhores práticas: utilização do equipamento móvel chamado roller; sinalização no salão de vendas e na área reservada do provador; e redução de espaço reservado para roupas aguardando devolução, junto com a implementação do uso de rádio comunicadores. Em seguida, foram oferecidas duas sugestões para contribuir com o alcance dos objetivos: expor as roupas já na área do provador, criando assim mais um ponto de venda ao invés de escondê-las dos clientes; e aperfeiçoar a codificação utilizada nas etiquetas das peças e/ou desenvolver sistema de endereçamento para facilitar a atividade de localização da peça. A autora retornou às lojas posteriormente para ter as propostas validadas pelos gerentes e verificou que as sugestões são coerentes com a realidade, porém é preciso dar importância às ressalvas destacadas pelos gestores. Espera-se que esse estudo de caso de carácter exploratório forneça conteúdo e fundamentação para o desenvolvimento de outros trabalhos dentro do tema e que também possa ser utilizado pelos gestores de lojas de departamento como material para o aperfeiçoamento das propostas e futuras implementações que proporcionem aumento das vendas e melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores.

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