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Coleção Digital
Título: ELASTICIDADE DA DEMANDA DE PASSAGEIROS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DE CURTO E LONGO PRAZO Autor: HENRIQUE DE BETHENCOURT COSTA CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO CABUS KLOTZLE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27334
Catalogação: 12/09/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27334@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27334@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27334
Resumo:
Título: ELASTICIDADE DA DEMANDA DE PASSAGEIROS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DE CURTO E LONGO PRAZO Autor: HENRIQUE DE BETHENCOURT COSTA CARVALHO
Nº do Conteudo: 27334
Catalogação: 12/09/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27334@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27334@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27334
Resumo:
O estudo faz uso de modelos reconhecidos e aplicados em estudos
internacionais para o cálculo da elasticidade da demanda de passageiros, como:
Log-Log, Modelo de Ajuste Parcial (PAM) e técnicas de Cointegração conjugadas
com o Modelo de Correção de Erros (ECM). Para o cálculo da elasticidade da
demanda de passageiros pagantes por ônibus na cidade do Rio de Janeiro no
período de 2004 a 2014 foi utilizado o modelo Log-Log. A fim de distinguir a
elasticidade de curto e longo prazo foram empregados e comparados os resultados
dos seguintes modelos: Modelo de Ajuste Parcial (PAM) e técnicas de
Cointegração conjugadas com o Modelo de Correção de Erros (ECM). O estudo
sugere que os fatores mais influentes na demanda de passageiros por ônibus na
cidade do Rio de Janeiro são: Produto Interno Bruto, Tarifa e Número de Viagens
realizadas pela frota. Como conclusão pode-se afirmar que há pouca distinção em
termos de resultados quando se compara os modelos aplicados, exceto no caso do
PIB, que apresentou demanda elástica e relação positiva no curto prazo para o
modelo de ajuste parcial (PAM) e demanda inelástica e relação positiva usando o
modelo de correção de erros (ECM). Tarifa apontou relação negativa para ambos
os períodos, embora demanda inelástica para o curto prazo e elástica para o longo
prazo. Por fim, Viagens realizadas pela frota exibiu relação positiva e inelástica
para o curto e para o longo prazo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |