$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: SOBRE O COMPORTAMENTO ENDÓGENO DO MERCADO DE AÇÕES: SIMULAÇÕES E EXPERIMENTOS
Autor: WILSON NASCIMENTO DE FREITAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROSANE RIERA FREIRE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9682
Catalogação:  19/03/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9682@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9682@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9682

Resumo:
Desenvolvemos um modelo de mercado de ações baseado em agentes e o simulamos numericamente. Os agentes são heterogêneos, possuem aversão ao risco e adotam estratégias de negociação provenientes da análise técnica. As flutuações são governadas por uma componente estocástica no investimento dos agentes. O modelo reproduz os fatos estilizados observados empiricamente nos mercados de ações no regime normal, tais como distribuição de retornos com caudas longas, memória de curto-alcance na série temporal de retornos e correlação de longo-alcance na volatilidade. Nossas simulações mostram que estes fenômenos empíricos emergem endogenamente do comportamento coletivo dos agentes, apesar da simplicidade do modelo. Isto sugere que a dinâmica complexa do mercado não surge da complexidade do comportamento individual dos investidores, mas sim da interação entre eles através da formação do preço de mercado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui