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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: QUE CRIANÇAS SÃO ESTAS? RETRATOS DE INFÂNCIA A PARTIR DE CADERNOS DE TEXTO Autor: ANA CLAUDIA MARTINEZ PINHEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9653
Catalogação: 14/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9653
Resumo:
Título: QUE CRIANÇAS SÃO ESTAS? RETRATOS DE INFÂNCIA A PARTIR DE CADERNOS DE TEXTO Autor: ANA CLAUDIA MARTINEZ PINHEIRO
Nº do Conteudo: 9653
Catalogação: 14/03/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9653@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9653
Resumo:
Este trabalho analisa os textos produzidos por um grupo de
crianças, ao longo de um ano letivo, numa atividade de
escrita livre - os cadernos de texto. Partindo dos
assuntos de maior incidência e da forma como são
abordados, procura traçar um perfil contextual deste
grupo - crianças entre 9 e 11 anos, cursando, à época da
investigação, a 4a série do Ensino Fundamental I de uma
escola particular da zona sul do Rio de Janeiro - além de
investigar sua relação com a tarefa e as implicações desta
para a prática pedagógica cotidiana. Como apoio às
reflexões, utiliza, principalmente, as contribuições
teóricas de Erik Erikson - para delimitar os aspectos do
desenvolvimento emocional das crianças - e de Sara Pain -
para iluminar a articulação desta com a dimensão
cognitiva. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo
empírico desenvolvido a partir da análise dos textos
cedidos pelos autores, complementada por dados colhidos em
questionários com os autores e seus pais e relatos da
professora ao longo do desenvolvimento da atividade. Como
conclusões, enuncia os traços mais marcantes do grupo de
crianças estudado e, ainda que não esgote o tema, tece uma
reflexão sobre a necessidade de se conjugar, de forma
consistente, experiência e embasamento teórico na prática
educativa.