$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A PEDAGOGIA DO SPRAY: O QUE FAZ O GRAFITEIRO, GRAFITEIRO
Autor: ANDERSON XAVIER TIBAU GONÇALVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  TANIA DAUSTER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9455
Catalogação:  10/01/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9455@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9455@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9455

Resumo:
Um documento de atuação. Este é o formato desta tese. O empreendimento consiste na busca dos significados do grafite a partir dos depoimentos de sete jovens grafiteiros pertencentes às camadas médias-altas da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, da interpretação das imagens fotográficas dos grafites urbanos e da análise dos registros do diário de campo da pesquisa. O intuito maior em documentar a atuação de Twig, Broz, Fel, Rio, Det´s, Zat e Dog foi descobrir a razão pedagógica que torna o grafiteiro, grafiteiro. Não obstante, busco compreender e revelar que valores, gestos e conteúdos são mantidos, atualizados e transmitidos de grafiteiros a grafiteiros a fim de formar-lhes o ethos e agregá-los à cultura do grafite. É justamente pela perspectiva da transmissão do modus adquirendi de geração a geração que busco os nexos e as relações entre o grafite urbano e o processo educativo que os partícipes experimentam e pelo qual se tornam grafiteiros. Aqui encontro o principal indício de que tal itinerário configura-se enquanto uma pedagogia que, no caso específico desta tese, é a própria Pedagogia do Spray.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui