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Título: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL: O CASO DE UMA CLASSE DO CICLO II DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Autor: TATIANA REIS FONTES MONTEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  TANIA MARA GASTAO SALIES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9010
Catalogação:  18/09/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9010@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9010@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9010

Resumo:
Vários trabalhos vêm abordando o tema letramento em contexto de ensino de jovens e adultos sem, no entanto, investigar contextos nos quais esse grupo já esteja alfabetizado. Este trabalho supre essa lacuna nos estudos de Lingüística Aplicada, relando uma experiência de práticas pedagógicas em uma classe do Projeto Vida Nova. Descrevemos uma intervenção nos moldes de uma pesquisa-ação que procurou oportunizar eventos de leitura e produção de textos. Parte- se do princípio de que a inserção dos sujeitos no mundo da escrita permite a construção de uma lente que amplia a visão de mundo, dando maior poder de participação enquanto cidadão que se constitui em um espaço social predominantemente grafocêntrico. Tendo natureza qualitativa e longitudinal, o estudo analisa a produção textual de quatro alunos da turma em três momentos. O banco de dados é constituído por notas de campo advindas de observação participante e 25 atividades de produção textual e leitura, envolvendo textos opinativos e recontos. Os resultados indicam que os caminhos que levam o aluno a dominar a escrita passam por um compromisso de trabalho com a linguagem, no qual ele se identifica como sujeito do discurso, afastando-se de práticas escolares que projetam o melhor texto como aquele que mais se assemelha ao discurso do livro didático.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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