$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NO DISCURSO DE PROFESSORES, ALUNOS E DIREÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor: ELAINE SOUZA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  TANIA MARA GASTAO SALIES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8996
Catalogação:  12/09/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8996@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8996@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8996

Resumo:
A construção de identidades no contexto educacional tem sido foco de muitos estudos contemporâneos (eg. Fairclough, 1995; Kumaravadivelu, 1999; Kleiman, 2001; Moita Lopes, 1999). Essas pesquisas evidenciam a interação entre professores e alunos como elemento primordial para a observação e análise das identidades projetadas discursivamente no processo ensino- aprendizagem dentro do contexto da sala de aula. No entanto, as identidades discursivas da direção não aparecem como objeto de estudo nesse contexto. O presente estudo preenche tal lacuna, investigando como professores, alunos e direção constroem discursivamente suas identidades em um contexto que não o de sala de aula. A investigação é realizada com base na microanálise etnográfica (Erickson, 1996) e os dados foram obtidos através de questionários, narrativas e prática exploratória, tendo sido analisados qualitativamente a partir do sistema de transitividade e da modalidade da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1985, 1994), à luz de uma abordagem crítica do discurso pedagógico (Fairclough, 1995; Giroux, 1997). Os resultados sinalizam que, discursivamente, as identidades projetadas pela direção consolidam-se no discurso da administração e controle (Giroux, 1997) e corroboram o papel que a direção assume institucionalmente. Por outro lado, professores e alunos projetam identidades segundo o discurso da relevância e integração. Finalmente, os dados também apontam que o afeto é utilizado, implicitamente, como estratégia de negociação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui