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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: JOGOS ELETRÔNICOS MULTI-PLATAFORMA: COMPREENDENDO AS PLATAFORMAS DE JOGO E SEUS JOGOS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE EM DESIGN Autor: LEONARDO CARDARELLI LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE SPITZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8600
Catalogação: 28/06/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8600@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8600@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8600
Resumo:
Título: JOGOS ELETRÔNICOS MULTI-PLATAFORMA: COMPREENDENDO AS PLATAFORMAS DE JOGO E SEUS JOGOS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE EM DESIGN Autor: LEONARDO CARDARELLI LEITE
Nº do Conteudo: 8600
Catalogação: 28/06/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8600@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8600@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8600
Resumo:
Game Design é o processo de criação de um jogo, que
engloba a definição
de seu funcionamento, a descrição dos elementos que o
compõe, bem como a
transmissão destas informações à equipe que irá desenvolve-
lo. O presente
trabalho aborda o estudo do Game Design de jogos
eletrônicos multi-plataforma,
analisando criticamente como esta classe de jogos está
sendo projetada. Por ser
uma mídia em estágio de amadurecimento, a formação
acadêmica necessária aos
profissionais que atuam na área de jogos eletrônicos ainda
não está claramente
definida, e sua linguagem e potencialidades estão longe de
serem enxergadas em
sua totalidade. O exorbitante retorno financeiro da
indústria a tornou conservadora
e esta tendência está ofuscando a criação de um conteúdo
significativo e
exploratório. Com o objetivo de identificar e justificar
as decisões de Game
Design recorrentes em jogos eletrônicos multi-plataforma,
questiona-se quais são
as características presentes nestes jogos que influenciam
a maneira em que são
percebidos e jogados quando em diferentes plataformas e
situações de uso, e quais
as qualidades destas situações que devem ser relevadas
durante o processo de sua
criação e desenvolvimento. A pesquisa analisa o Game
Design de quatro títulos,
comparando suas diferentes versões de acordo com seus usos
em contextos
público, privado e móvel, adotando uma abordagem que
compreende as
percepções de um jogador e também as de um designer.