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Título: APL DE MÁRMORE E GRANITO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM: APRENDIZADO POR INTERAÇÃO COMO FONTE DE INOVAÇÕES
Autor: ROSANA LACERDA COELHO FERNANDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULO ROBERTO TAVARES DALCOL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 8181
Catalogação:  24/04/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8181@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8181@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8181

Resumo:
Com o declínio do sistema de produção em massa, o qual tinha um foco predominante nas grandes empresas, houve um redesenho das forças produtivas com tendências a uma estrutura que passou a favorecer as pequenas e médias empresas (PMEs), principalmente quando atuam de forma conjunta em aglomerações industriais e não isoladamente. Assim, foram surgindo, a partir dos anos 90, vários estudos apontando os chamados Arranjos Produtivos Locais (APLs) como uma forma de possibilitar a inserção competitiva das PMEs na economia moderna. Alguns pesquisadores consideram que as PMEs, quando inseridas nessas aglomerações, podem desenvolver uma dinâmica de aprendizado que leva a um processo de aquisição de conhecimentos. O aprendizado por interação, em particular, é apresentado como o principal responsável pela geração de inovações em PMEs. Dessa forma, esta dissertação buscou apresentar um estudo de caso, focando nas inovações geradas pelo aprendizado por interação no APL de Mármore e Granito de Cachoeiro de Itapemirim - ES, que se destaca como o principal produtor de rochas ornamentais do Brasil e como um dos maiores exportadores do mundo. Nesse APL foram encontradas duas principais fontes de aprendizado por interação: o GMC (Grupo de Melhoria Contínua) e o Empreender. O GMC, em especial, foi o foco de estudo deste trabalho, que buscou entender, principalmente, como ocorre a geração de inovações por meio da dinâmica de interação entre as empresas participantes desse grupo e entre este e as entidades que compõem a governança local, além de verificar alguns eventos relevantes de inovação do ponto de vista da empresa usuária/beneficiada.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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