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Título: UM FRAMEWORK ORIENTADO A ASPECTOS PARA MOBILIDADE DE AGENTES DE SOFTWARE
Autor: CIDIANE ARACATY LOBATO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - ORIENTADOR
ALESSANDRO FABRICIO GARCIA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 8022
Catalogação:  29/03/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8022@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8022@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8022

Resumo:
Engenheiros de sistemas multi-agentes (SMAs) móveis devem lidar com o projeto e a implementação de mobilidade de código, além do projeto e implementação de funcionalidades básicas e outros requisitos. À medida que a complexidade dos SMAs aumenta, questões referentes à mobilidade não podem ser modularizadas somente a partir da utilização de abstrações e mecanismos orientados a objetos (OO). Além disso, vários programadores freqüentemente evidenciam a presença de problemas de entrelaçamento e espalhamento em suas linhas de código referentes à mobilidade. Apesar de tais problemas, os desenvolvedores de SMAs têm se apoiado vastamente na utilização de interfaces de programação de aplicações (APIs) OO das plataformas de mobilidade e na linguagem de programação Java. O resultado é a produção de SMAs que são difíceis de entender, manter e reutilizar. Este trabalho apresenta três contribuições principais. Primeiramente, é realizada uma análise das soluções existentes para separação dos interesses de mobilidade. Além disso, são propostos a arquitetura de software ArchM e o framework AspectM, ambos baseados em aspectos, visando: (i) uma clara separação dos interesses de mobilidade em relação às funcionalidades básicas e outros requisitos, (ii) uma introdução transparente do código de mobilidade em agentes estacionários, e (iii) uma integração flexível dos SMAs com plataformas de mobilidade existentes. O desenvolvimento de software orientado a aspectos é um novo paradigma com abstrações e mecanismos de composição que possibilitam o aumento do grau de reusabilidade e manutenibilidade dos sistemas. Os benefícios de ArchM e AspectM são ilustrados através de dois estudos de caso e com o uso de duas plataformas de mobilidade.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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