XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: COLORIZAÇÃO 3D PARA ANIMAÇÃO 2D Autor: HEDLENA MARIA DE ALMEIDA BEZERRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BRUNO FEIJO - ORIENTADOR
LUIZ CARLOS PACHECO RODRIGUES VELHO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7715
Catalogação: 31/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7715@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7715@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7715
Resumo:
Título: COLORIZAÇÃO 3D PARA ANIMAÇÃO 2D Autor: HEDLENA MARIA DE ALMEIDA BEZERRA
LUIZ CARLOS PACHECO RODRIGUES VELHO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7715
Catalogação: 31/01/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7715@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7715@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7715
Resumo:
Esta dissertação discute a aplicação de efeitos de
colorização 3D a animações 2D produzidas pela técnica
quadro-a-quadro. Utilizando algoritmos de processamento
de
imagens, desenhos 2D são preparados para receber
técnicas
de sombreamento evitando a transformação da cena para
uma
geometria 3D. Esta preparação se dá através da obtenção
de
mapas de normais que aproximam a geometria do desenho. O
sombreamento é obtido através de um conjunto de técnicas
de renderização foto-realistas e não-foto-realistas, que
podem ser adaptadas para utilização de normais
aproximadas. Visando amenizar o trabalho exaustivo de
colorir cada desenho, um método baseado no
relacionamento
entre imagens é apresentado para colorir automaticamente
cada quadro numa seqüência de desenhos. Este processo de
colorização considera a necessidade de possíveis
intervenções humanas para garantir a qualidade final de
cada imagem da animação. Um estudo sobre aproximação de
normais, técnicas de sombreamento, segmentação de
imagens
e rastreamento de objetos é amplamente discutido nesta
dissertação.