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Título: DESIGN CONCRETISTA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE O DESIGN GRÁFICO, A POESIA E AS ARTES PLÁSTICAS CONCRETISTAS NO BRASIL, DE 1950 A 1964
Autor: AMELIA PAES VIEIRA REIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
EDNA LUCIA OLIVEIRA DA CUNHA LIMA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 7711
Catalogação:  27/01/2006 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7711@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7711@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7711

Resumo:
No início da década de 1950 no Brasil, mais precisamente no eixo Rio- São Paulo, um grupo de designers gráficos trabalhou os pressupostos da arte concreta, importando modelos europeus construtivistas e funcionalistas. A hipótese da presente dissertação é a de que existiu, assim como na poesia, fotografia e artes plásticas concretas, um design concretista brasileiro. O trabalho inicia-se com a apresentação das principais correntes estéticas que influenciaram a arte concreta no mundo, abordando os movimentos vanguardistas de caráter construtivo que surgiram no início do século XX na Europa. Apresentamos a entrada desses ideais no Brasil e sua repercussão no meio artístico através dos trabalhos dos grupos RUPTURA e FRENTE. Estudamos a poesia concreta num âmbito internacional e o vanguardismo do grupo brasileiro NOIGANDRES com suas principais influências e características. Realizamos um mapeamento dos artistas|designers do período e identificamos elementos que apontam na direção da existência de um design concreto no Brasil. A partir desse mapeamento, investigamos a popularização do concretismo num veículo de comunicação de massa os anúncios publicitários da revista O Cruzeiro. Analisamos graficamente 30 anúncios escolhidos de acordo com critérios qualitativos e desenvolvemos um modelo para facilitar e guiar a análise das peças.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
BIBLIOGRAFIA  PDF
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