$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: AVALIAÇÃO DOS REQUISITOS E COMERCIALIZAÇÃO DA RESERVA DE POTÊNCIA EM SISTEMAS COMPETITIVOS
Autor: ANDRE LUIS MARQUES MARCATO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - ORIENTADOR
JOAO CARLOS DE OLIVEIRA MELLO - ORIENTADOR

Nº do Conteudo: 7465
Catalogação:  09/11/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7465@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7465@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7465

Resumo:
Este trabalho apresenta diversas metodologias para o cálculo de pagamento pela reserva de capacidade do sistema. A remuneração da reserva oferecida pelo sistema vem sendo cada vez mais discutida, principalmente, devido ao aumento de competição no setor elétrico e sua possível influência negativa na confiabilidade de suprimento. O estudo da confiabilidade do sistema tem uma ligação direta com este problema, pois os seus índices podem medir a importância da reserva de potência para o desempenho do sistema. Da mesma forma, a precificação de reserva procura refletir os requisitos de confiabilidade do sistema. Com isto é esperado que os agentes procurem agregar reserva ao sistema quando devidamente compensados por isto. As diversas maneiras de obterem-se os índices de confiabilidade são apresentadas, bem como as vantagens e desvantagens de cada uma. Os métodos discutidos são importantes para o sistema brasileiro, pois levam em consideração a confiabilidade composta geração- transmissão. Em um país com grande extensão territorial e com uma malha de transmissão na avaliação do risco do sistema. Foram utilizados como casos exemplos para este trabalho um sistema teste de 3 barras criado especialmente para este estudo, o IEEE-MRTS (IEEE-Modified Realiability System), e um equivalente do Sistema Sul-Sudeste Brasileiro. Finalmente, são discutidas as diversas maneiras que os agentes podem pagar e receber pela reserva operativa. O objetivo é tentar reduzir ao máximo a grande variância existente neste pagamento, pois se este valor for calculado em tempo real, é fácil perceber que os geradores receberão muito pouco em épocas de pequena demanda de energia, e por outro lado, receberão altas quantias nos instantes de pico de carga ou períodos secos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, CAPÍTULOS 1, 2 E 3  PDF  
CAPÍTULOS 5 E 6, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICES 1, 2, 3  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui