$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DISCURSO PEDAGÓGICO, PRÁTICA DE SIGNIFICAÇÃO IDEOLÓGICA: UMA VISÃO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM CONTEXTO EDUCACIONAL MILITAR
Autor: DANIELA CALDEIRA BRUNO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7224
Catalogação:  10/10/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7224@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7224

Resumo:
Este trabalho desenvolve uma visão sobre a construção de identidades no contexto de práticas discursivas vivenciadas na formação de oficiais combatentes do Exército Brasileiro. Tais práticas evidenciam a representação dos sistemas simbólicos que dão forma a esta ecologia e às identidades suscitadas em seus participantes. As principais fontes de análise utilizadas foram textos interpretados como a materialização de um discurso de ordem social superior - o discurso pedagógico, produzidos durante exercícios de adestramento de tropas combatentes para o cumprimento de sua missão constitucional. Considerando-se que a língua carrega o potencial de produzir as ordens de significado que o dispositivo pedagógico está tentando controlar e distribuir, uma análise da organização funcional das práticas pedagógico-discursivas selecionadas, baseada no ferramental da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday (1985), principalmente no que tange à metafunção ideacional da linguagem e à transitividade, evidenciou que as escolhas lexicogramaticais, semânticas, fonológicas e entoacionais instanciadas constituem-se de sistemas semióticos não arbitrários de construção e representação do mundo. Essas escolhas funcionam produzindo significados particulares no âmbito da formação militar combatente, ideologicamente compartilhados e apropriados pela comunidade de prática estudada, facilitando processos de formação e representações sociais. As análises trouxeram à tona a crença de que o imaginário, o simbólico e o mítico marcham na mesma cadência que a racionalidade pretendida pelo discurso pedagógico enquanto veiculador de uma verdade e fator de construção de identidades no cotidiano das práticas discursivas que emergem nesta academia militar.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui