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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PENSAMENTO DESINTERESSADO: A PERGUNTA PELA ESTÉTICA NO FIM DA METAFÍSICA Autor: PEDRO DUARTE DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EDUARDO JARDIM DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 7140
Catalogação: 27/09/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7140@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7140@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7140
Resumo:
Título: PENSAMENTO DESINTERESSADO: A PERGUNTA PELA ESTÉTICA NO FIM DA METAFÍSICA Autor: PEDRO DUARTE DE ANDRADE
Nº do Conteudo: 7140
Catalogação: 27/09/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7140@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7140@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7140
Resumo:
O objetivo da dissertação é caracterizar o pensamento a
partir da exigência de
uma consideração da estética, isto é, do mundo sensível,
no contexto de
esgotamento da compreensão metafísica que a opunha ao
supra-sensível. Em
outras palavras, trata-se de formular a questão sobre o
acesso do pensamento à
realidade sem recorrer aos parâmetros transcendentes
tradicionais que, embora
garantissem orientação, também submetiam o mundo sensível
a regras prévias
estranhas a ele. No contexto do pensamento moderno, essa
possibilidade ganhou
corpo, talvez pela primeira vez, na reflexão de Kant sobre
o belo. Nela, a
experiência estética tornou-se livre dos interesses
cognitivos ou morais que a
submetiam a um regime conceitual ou racional. Isso
significou a abertura para
uma maneira desinteressada de pensar, a partir da qual não
mais se pergunta a
verdade sobre uma coisa, mas sim a verdade da coisa. Ou
seja, ao invés de
subsumir um particular a uma regra universal prévia, o
pensamento desinteressado
precisa achar a universalidade daquele particular na sua
singularidade, precisa
achar a verdade que mora na coisa, e não fora dela. Sob a
égide dessa questão,
buscou-se detalhar a interpretação do desinteresse, o que
levou não só ao exame
de sua presença no pensamento de Kant, mas também no de
Schopenhauer e
Nietzsche, além de referências a autores contemporâneos,
explícitas e implícitas,
especialmente Martin Heidegger, Walter Benjamin e Hannah
Arendt.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |