XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EDUCO: MODELANDO CONTEÚDO EDUCACIONAL Autor: SEAN WOLFGAND MATSUI SIQUEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RUBENS NASCIMENTO MELO - ORIENTADOR
MARIA HELENA LIMA BAPTISTA BRAZ - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6414
Catalogação: 04/05/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6414@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6414@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6414
Resumo:
Título: EDUCO: MODELANDO CONTEÚDO EDUCACIONAL Autor: SEAN WOLFGAND MATSUI SIQUEIRA
MARIA HELENA LIMA BAPTISTA BRAZ - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6414
Catalogação: 04/05/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6414@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6414@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6414
Resumo:
No contexto de e-learning, o desenvolvimento de material de
aprendizagem é um fator de sucesso. Entretanto, estes
processos são caros e
demorados de modo que se procura promover o reuso de
materiais e estabelecer
parcerias entre instituições para compartilhar conteúdo e
serviços. Assim, o uso
conjunto de Objetos de Aprendizagem (LOs) e respectivos
metadados tem sido
amplamente adotado. Entretanto, apesar do uso de padrões de
descritores para
LOs tornar sua aceitação mais ampla, muitos desenvolvedores
demonstram uma
grande dificuldade em usar e reusar LOs. Portanto, continua
a haver interesse em
prover meios que promovam o reuso destes LOs e a tendência
atual é que estes
LOs se tornem cada vez menores, estruturados conforme uma
hierarquia de nós
interconectados. Algumas abordagens atuais consideram o uso
de mapas de
tópicos (topic maps), ontologias e bases de conhecimento
para trabalhar com os
conteúdos contidos nos materiais educacionais. Esta tese
apresenta um modelo
para estruturar e representar o conteúdo contido nos
materiais educacionais a
partir dos tipos de informações e de unidades conceituais
envolvidas. Além da
proposta de modelagem é também apresentada uma arquitetura
que possibilita a
implantação dos diferentes níveis semânticos de informação
a serem
considerados em um ambiente de e-learning. Esta arquitetura
se baseia em
trabalhos relacionados a integração de dados e estabelece
um contexto para a
utilização do modelo proposto para a representação do
conteúdo educacional,
contribuindo para a sua adoção.