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Título: ELGORM: UM MODELO DE REFERÊNCIA PARA GOVERNANÇA DE E-LEARNING
Autor: LUCIA BLONDET BARUQUE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RUBENS NASCIMENTO MELO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5794
Catalogação:  20/12/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5794@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5794@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5794

Resumo:
O e-Learning, cada vez mais, está sendo reconhecido como crucial para o sucesso das organizações. Numa era onde o capital intelectual é considerado o ativo mais valioso de uma empresa, surpreendentemente, não se dá a devida atenção aos riscos e ameaças presentes na adoção de e-learning. O papel crítico que o e-learning está desempenhando nas organizações requer um foco específico em governá-lo. Dessa forma, estamos lançando o termo Governança de e-Learning. Governança de e-Learning pode ser definida como as práticas e responsabilidades exercidas com o objetivo de se dar uma direção estratégica às iniciativas de e-Learning de uma organização, promovendo o cumprimento das metas estabelecidas e a gerência adequada de riscos, bem como o uso responsável dos recursos alocados. Faz-se mister ir além de metodologias para desenvolvimento de módulos e- learning e se aplicar os princípios de governança a todos os estágios de e-learning. Propomos, portanto, um Modelo de Referência - eLGORM - que é independente de estruturas organizacionais, abordagens pedagógicas e plataformas tecnológicas. O seu arcabouço conceitual inclui uma arquitetura de informação, processos e sub-processos de e- learning, bem como regras e métricas de governança. Ademais, especificamos um sistema de apoio às atividades de governança de e-learning baseado no modelo de referência proposto.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7 E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
ANEXOS  PDF  
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