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Título: O PERFIL DOS DIRETORES DA ESCOLA FUNDAMENTAL E SEUS ESTILOS DE GESTÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO SAEB 2001
Autor: FRANCISCO CARLOS GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5588
Catalogação:  18/10/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5588@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5588@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5588

Resumo:
A política educacional brasileira tem propiciado a descentralização da educação entre as diferentes instâncias político-administrativas do Estado, e esta descentralização está sendo concretizada por meio de reformas em nível do sistema educacional e da escola. A descentralização administrativa, pedagógica e financeira da educação fundamental pública e a concessão de uma maior autonomia à escola trazem à tona o papel dos diretores de escola, responsáveis diretos pela condução da gestão escolar neste novo contexto. É nesse cenário que este estudo visa a contribuir para o conhecimento do perfil dos diretores da escola fundamental e dos estilos de gestão escolar prevalecentes no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, a partir de dados apresentados pelo Saeb 2001. Para tanto, a pesquisa levou em conta as principais contribuições da literatura nacional e internacional, atual sobre o tema, à luz das quais procurou compreender como os questionários do diretor e do professor do Saeb 2001 consideram esta literatura para captar as características dos diretores deste grau de ensino. A caracterização dos estilos de gestão e do perfil dos diretores dos alunos matriculados na 4ª série do Ensino Fundamental foi traçado com base nas informações coletadas por estes questionários, utilizando- se parcela da literatura educacional para abordar questões que se revelaram relevantes.

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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
INTRODUÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CONCLUSÃO  PDF  
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF  
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