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Título: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: BUSCAS E INQUIETAÇÕES
Autor: CAROLINE DA MATTA CUNHA PEREZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 49963
Catalogação:  19/10/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49963@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49963@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49963

Resumo:
Esta pesquisa visou investigar as buscas e as inquietações de professores inscritos no curso de pós-graduação lato sensu em educação das relações étnico-raciais, de modo a contribuir para o debate da demanda de formação continuada de professores a partir de políticas curriculares antirracistas, como a lei 10.639/03. A pesquisa qualitativa realizou-se no curso de pós-graduação em Educação das Relações Étnico-raciais no Ensino Básico, o Ererebá, iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Colégio Pedro II (NEABICP2). Com o objetivo de conhecer os docentes e suas motivações, utilizaram-se o questionário e a entrevista semiestruturada como instrumentos metodológicos. Considerando a história da educação do negro no Brasil e os sentidos da formação docente, o contato com o campo e com os sujeitos da pesquisa evidenciou a lacuna formativa em relação à temática das relações étnico-raciais, mas também a possibilidade de existência de um currículo outro, no Ererebá, pautado em uma visão pluriversal, decolonial e contra-hegemônica, que vai ao encontro das demandas acadêmicas e subjetivas desses profissionais. Concluiu-se que os docentes, em sua maioria negros, buscam, nesta especialização, nutrir-se de referências, experiências e conhecimentos construídos a partir de matrizes africanas, afrodiaspóricas e indígenas por si mesmos como sujeitos em formação e para que sejam capazes de modificar os contextos escolares em que atuam, impactando positivamente a vida de seus alunos.

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