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Título: AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E COLABORATIVAS EM CIRCUITOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO RIO DE JANEIRO
Autor: ANNA BEATRIZ JANNUZZI GASPARRI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS COHEN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 49381
Catalogação:  14/09/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49381@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49381@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49381

Resumo:
Para suprir a demanda crescente por alimentos orgânicos, houve um aumento da oferta dessa categoria de alimentos e muitos produtores aderiram a esse método sustentável de produção. Para abastecerem os centros urbanos e os clientes, muitos desenvolveram parcerias com o intuito de se ajudarem e distribuírem amplamente a produção. Com isso, o objetivo desse trabalho é identificar os fatores que facilitam e dificultam a comercialização dos alimentos orgânicos no estado do Rio de Janeiro e como os empreendedores lidam com eles por meio de suas estratégias de negócio, envolvendo, sobretudo, parcerias e redes de colaboração. A fim de atingir os objetivos propostos, foi utilizada a estratégia de estudos de casos múltiplos com duas organizações que adotam diferentes modelos de comercialização. Foram realizadas entrevistas em profundidade com gestores e stakeholders e analisados documentos referentes a esses negócios. Nos resultados, destacam-se, como fatores facilitadores, as parcerias entre produtores para certificação e transporte e entre eles e alguns revendedores finais. Essas parcerias, por envolverem a formação de laços de confiança entre os próprios produtores de feiras orgânicas e de cooperativas e com os vendedores, ajudam a encurtar a cadeia de suprimento, aumentando os lucros de produção. Já como barreiras, os custos, e a falta de certificação de vendedores apareceram como as que mais se destacam. As parcerias entre fornecedores, a adoção de certificação SPG por produtores e a venda de produtos certificados são estratégias competitivas que aparecem como relevantes. Este trabalho contribui para que as organizações envolvidas nesse comércio consigam aprimorar suas estratégias, processos e relacionamentos.

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